Jesus é a luz

Verbo Pai
By -
0
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No coração do Evangelho deste quarto domingo da Quaresma são Jesus e um homem cego de nascença (cf. Jo 9,1-41). Cristo restaura a visão e trabalhar esse milagre com uma espécie de ritual simbólico: em primeiro lugar misturar a terra com saliva e esfregou os olhos dos cegos; em seguida, ordena que ele vá lavar no tanque de Siloé. O homem vai, lavagens, e recupera a visão. Ele era um homem cego de nascença. Com este milagre de Jesus é revelado e se manifesta a nós como luz do mundo ; e cego de nascença é cada um de nós, que fomos criados para conhecer a Deus, mas por causa do pecado são como os cegos, precisamos de uma nova luz; todos nós precisamos de uma nova luz: a da fé , que Jesus nos deu. Fato de que gospel cegos recuperar a vista se abre para o mistério de Cristo. Jesus pergunta: "Você crê no Filho do Homem?" (V. 35). "Quem é ele, Senhor, para que eu creia nele?", Responde o cego curado (v. 36). "Você viu isso: é ele quem fala contigo" (v 37).. "Eu creio, Senhor!" E prostra-se diante de Jesus.

Este episódio nos leva a refletir sobre a nossa fé, a nossa fé em Cristo, o Filho de Deus, e ao mesmo tempo também se refere ao batismo , que é o primeiro sacramento da fé, o sacramento que nos faz "vir à luz" através do renascimento na água e do Espírito Santo; como aconteceu com o cego de nascença, que abriu os olhos depois de ser lavado no tanque de Siloé. Os cegos e curou nos representa, quando não nos damos conta de que Jesus é a luz, é "a luz do mundo", quando olhamos para outro lugar quando nós preferem confiar em pequenas luzes quando nós tatear no escuro. O fato de que o cego não tem um nome ajuda-nos a ver a nós mesmos com a nossa cara e nosso nome em sua história. Nós também foram " iluminados " por Cristo no batismo, e depois somos chamados a comportar-se como filhos da luz. E para se comportar como filhos da luz exige uma mudança radical de mentalidade, uma capacidade para julgar os homens e as coisas de acordo com uma outra escala de valores, o que vem de Deus. O sacramento do Batismo, de fato, exige a escolha de viver como filhos da luz e andar na luz. Agora, se eu fosse perguntar: "Você crê que Jesus é o Filho de Deus? Você acredita que ele só pode mudar seu coração? Você acredita que ele pode mostrar a realidade como você vê-lo, não como nós vê-lo? Você acredita que Ele é a luz, que nos dá a verdadeira luz? "O que você responderia? Cada um responde em seu coração.

O que significa ter a verdadeira luz, andar na luz ? Isso significa, antes de tudo abandonar as falsas luzes: a luz fria e lesões fátua contra os outros, porque o preconceito distorce a realidade e não há cargas de ódio contra aqueles que julgam sem piedade e condenar sem apelação. Este é o pão todos os dias! Quando você fala dos outros, você não andar na luz, você anda nas sombras. Outra luz falsa, tão sedutor e ambíguo, é o interesse próprio: se avaliar as pessoas e as coisas com base no critério do nosso lucro, nosso prazer, o nosso prestígio, não fazemos a verdade nos relacionamentos e situações. Se formos por este caminho de apenas buscar o ganho pessoal, nós caminhamos nas sombras.

A Virgem Santa, que primeiro acolheu Jesus, luz do mundo, dai-nos a graça de acolher novamente esta Quaresma à luz da fé e redescobrir o dom inestimável do batismo todos nós recebemos. E esta nova iluminação transformar-nos nas atitudes e ações, para ser nós, a partir de nossa pobreza, da nossa pequenez, portadores de um raio de luz de Cristo.

Fonte: Vatican.va

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*