A Teia dos sonhos e o Esoterismo

Verbo Pai
By -
0
“Pois os sonhos fizeram errar muita gente, que pecou porque neles punham sua esperança…”(Eclo 34, 7)

Parece que a moda dos objetos esotéricos não cessam nunca! Na verdade, é realmente este o intuito do Esoterismo; fazer com que mais e mais pessoas, de formas diferentes, estejam de alguma forma “ligadas” ao mundo deles.

Aquilo que hoje tem se tornado moda, não é na verdade algo novo, mas tem se espalhado com força nas casas e principalmente entre os jovens e em bijuterias por eles usadas; conhecido como Teia dos Sonhos ou Filtro dos Sonhos, é mais um objeto de superstição da moda do Esoterismo..

É preciso entender o que é esta Teia dos Sonhos, como ela foi criada, qual foi a inspiração inicial, para que você entenda que ela se encaixa perfeitamente como um objeto de superstição, como um amuleto, ou seja, um objeto esotérico.

A Teia ou Filtro dos Sonhos nasceu nas tribos indígenas dos EUA, conhecidos como Ojibwe, e fazem parte a décadas de suas tradições e costumes. Cada tribo na verdade, tem o seu modo de fabricação da Teia dos Sonhos, mas o conceito para eles é o mesmo. Para estas tribos indígenas, os sonhos sempre tiveram um papel fundamental, era como um tipo de sinal vindo dos seus deuses, ou de seus ancestrais, e que continham uma mensagem por detrás dos mesmos que precisavam ser decifrados.

As Teias dos Sonhos em geral eram feitas de ramos de Salgueiros flexíveis, em formato de circulo, e revestido de tiras de couro. Formam as teias um tipo de fibra resistente, onde permanece uma passagem em forma de circulo. A Teia também é composta de penas de Coruja simbolizando a Sabedoria e penas de Águia, que simboliza a Coragem.

Funciona mais ou menos assim:

A Teia dos sonhos e o Esoterismo os Ojibwe acreditam que quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, sonhos bons e sonhos ruins. E ainda que seja pesadelos, eles acreditam que há uma mensagem provinda dos mesmos. Mas além dos sonhos eles acreditam que o ar estão cheios de energias negativas também, e que estas energias podem fazer mal à eles.

Portanto a Teia dos Sonhos serviria exatamente para isso:

O que são os maus sonhos e estas energias negativas quando chegassem próximo a Teia dos Sonhos ficariam presos na teia, e os bons sonhos passariam pelo circulo aberto ao centro. Ao amanhecer os raios de sol atingindo a Teia dos Sonhos, dissiparia todos os maus sonhos e energias presos a ele. Existe uma lenda de uma aranha que fala com uma senhora e etc…. Mas ai é claro que esta mais para lenda que para a realidade… Portanto esta é a base da Teia dos Sonhos: Captar más energias e liberar boas energias. Nos dar sabedoria e Coragem.

Agora vamos ao que o Catecismo da Igreja Católica nos ensina, em seu número 2111:

“A superstição é um desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Também pode afetar o culto que prestamos ao verdadeiro Deus: por exemplo, quando atribuímos uma importância de algum modo mágica a certas práticas, aliás legítimas ou necessárias. Atribuir só à materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição.”

Está, penso eu, que bem claro! Colocamos num objeto, atribuímos a ele uma “importância magica” que na verdade ele não tem. Queremos estar livres de certas “energias negativas” nos desviando de Deus, da Oração, e caindo na superstição com tal objeto. No objeto em si está nossa crença, na materialidade do objeto…

Você sabia que até mesmo objetos que pela benção de um sacerdote se tornou um sacramental, se colocado somente no mesmo a “respectiva eficácia” pode se cair na superstição?! Sim, porque você se desviou desta forma do culto a Deus, atribuindo a um objeto, mesmo que religioso, a eficacia…Portanto, e para finalizar: A Teia dos Sonhos ou Filtro dos Sonhos é sim mais um objeto esotérico, que leva as pessoas a cair na superstição e no erro.

O Cristão não deve ter isso em sua casa, e deve sempre explicar as pessoas que usam este tipo de objeto, o risco de se desviarem de Deus e do culto prestado ao mesmo.
Cristão não usa e não tem o Filtro dos Sonhos consigo.

Fonte: http://blog.cancaonova.com/livresdetodomal/.

Deus o abençoe!
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai.

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*