Caminho Quaresmal: Oração, Jejum e Caridade

Verbo Pai
By -
0
A Palavra de Deus, o início do caminho quaresmal, dirigida para a Igreja e para cada um de nós convites.

A primeira é a de São Paulo: " Reconciliai-vos com Deus " ( 2 Cor 5:20). Não é simplesmente um bom conselho paternal nem apenas uma sugestão; é um verdadeiro apelo em nome de Cristo: "Nós vos rogamos em nome de Cristo, se reconciliar com Deus" ( ibid. ). Porque um apelo tão solene e sincera? Porque Cristo conhece a nossa frágil e pecadora, sabemos que a fraqueza do nosso coração; Ele vê ferido pelas coisas erradas que fizemos e sofridas; sabe o quanto nós precisamos de perdão, sabemos que temos de sentir-se amado para fazer o bem. Sozinho não somos capazes: para isso o apóstolo nos diz para fazer alguma coisa , mas vamos ser reconciliados por Deus para permitir que ele para nos perdoar, com confiança, porque "Deus é maior que o nosso coração" ( 1 Jo 3:20) . Ele vence o pecado e nos eleva das misérias, se nós confiá-los a ele. Cabe-nos a reconhecer-nos na necessidade de misericórdia : é o primeiro passo da jornada cristã; ele vem através da porta aberta, que é Cristo, onde esperamos que ele mesmo, o Salvador, e oferece-nos uma vida nova e alegre.

Pode haver algumas barreiras que fecham as portas do coração. Há a tentação de trancar as portas , ou seja, para viver com seu pecado, minimizá-lo, sempre justificando-se, pensando que não é pior do que outros; por isso, no entanto, eles fecham as fechaduras alma e permanece bloqueado, prisioneiros do mal. Outro obstáculo é a vergonha de abrir a porta do coração secreto. Vergonha, realmente, é um bom sinal, pois indica que nós queremos romper com o mal; no entanto, nunca deve ficar com medo ou medo. E há uma terceira armadilha, para se afastar da porta : acontece quando nós escondido em nossa miséria, quando ninhada de forma contínua, ligando as coisas negativas, desde inabissarci nas caves mais escuros da alma. Em seguida, tornam-se ainda a família de tristeza que nós não queremos, ficar desanimado e nós são mais fracos em face de tentações. Isto porque estamos a sós com nós mesmos, fechando e fugindo da luz; enquanto apenas a graça do Senhor nos liberta. Vamos, então, reconciliados, ouvimos Jesus dizer ao cansado e oprimido "Vinde a mim" ( Mt 11,28). Não permaneça em si mesmo, mas ir a Ele! Há refresco e paz.

Nesta celebração são os Missionários da Misericórdia , para receber o mandato para ser sinais e instrumentos de perdão de Deus. Queridos irmãos, pode ajudar a abrir as portas do nosso coração, para superar a vergonha, para não fugir da luz. Que as suas mãos e risollevino abençoe nossos irmãos e irmãs com paternidade; que através de você o olhar e as mãos do Pai não vai pousar sobre as crianças e eu cuidar das feridas!

Há uma segunda chamada de Deus, que diz que, por intermédio do profeta Joel: " Volta para mim de todo o vosso coração " (2:12). Se você tem que devolvê-lo porque se afastaram. É o mistério do pecado, nos afastamos de Deus, com os outros, de nós mesmos . Não é difícil perceber: todos ver como lutamos para ficar realmente confiar em Deus, a confiar Nele como Pai, sem medo; como é difícil amar os outros, em vez de pensar mal deles; quanto é que o nosso verdadeiro bem, enquanto nós são atraídos e seduzidos por tantas coisas materiais, que se desvanecem e, eventualmente, deixar-nos pobres. Além disso história do pecado, Jesus inaugurou uma história da salvação. O Evangelho que abre a Quaresma convida-nos a ser protagonistas, abrangendo três remédios, três medicamentos que curam do pecado (cf. Mt 6,1-6.16-18).

Primeiro, a oração , discurso de abertura e confiança no Senhor: é um encontro pessoal com Ele, que encurta a distância criado pelo pecado. Orar significa dizer, "não são auto-suficientes, eu preciso de você, você é a minha vida ea minha salvação." Em segundo lugar, a caridade , para superar a estranheza para com os outros. O verdadeiro amor, de fato, não é um ato externo, não é de uma forma paternalista dar algo para acalmar a consciência, mas a aceitar os necessitados do nosso tempo, da nossa amizade, nossa ajuda. Você vive o serviço, superando a tentação de nos satisfazer. Em terceiro lugar, o jejum , penitência, para nos libertar da dependência em relação ao que passa e nos treinar para ser mais sensível e compassivo. É um convite à simplicidade e partilha: tirar nada de nossa mesa e nossos produtos para redescobrir o verdadeiro bem da liberdade.

"Volte para mim - diz o Senhor - você volta com todo o meu coração": não só com algum ato externo, mas das profundezas de nós mesmos. De fato, Jesus nos chama a viver a oração, caridade e penitência com coerência e autenticidade, vencendo a hipocrisia. Quaresma é um tempo benéfica "poda" da falsidade, do mundanismo, indiferença: não pensar que está tudo bem se eu estou bem; a compreender que o que importa não é a aprovação, a busca do sucesso ou consentimento, mas a limpeza do coração e da vida; a redescobrir a identidade cristã, que é o amor que serve, não o egoísmo que faz uso . Vamos caminhar juntos, como Igreja, recebendo as cinzas - nós também se tornará cinzas - e com os olhos fixos no crucifixo. Ele, amando-nos, nos convida a reconciliar-se com Deus e voltar para Ele, para nos encontrar.

______________
Fonte

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*