Não quero um Evangelho fácil!

Verbo Pai
By -
0

O mundo tem medo das palavras de Jesus

Olhando para o Evangelho deste tempo, a liturgia nos apresenta o de São Mateus: são normas, leis e vida para se entrar no Reino de Deus. Nós sabemos que Jesus não tem meio-termo: “Seja o vosso sim, sim e o vosso não, não” (cf. Mt 5,37).

Muitos interpretam a Palavra do Senhor de qualquer maneira, mas Ele é firme, radical e sem meio-termo. Para se entrar no Reino de Deus precisamos viver o Evangelho profundanebte e moldar a nossa vida de acordo com a vida de Jesus.

“O único Evangelho é o Evangelho do Reino de Deus. Jesus é o Rei, o Senhor, a autoridade máxima. Jesus é e está no centro do Evangelho. O Evangelho do Reino é Cristocêntrico.
Em contraposição temos visto um evangelho cujo centro é o homem, um evangelho para o homem, um evangelho humano, antropocêntrico.
Torna-se assim, um tipo de ‘propaganda’, de oferta tentadora, na qual se faz ‘abatimento’ e se abrem ‘facilitações’ para o ‘freguês’. Levam um evangelho de “múltiplas vantagens” para quem o aceitar” afirma monsenhor Jonas Abib.

Hoje, o mundo tem medo das palavras de Jesus porque elas incomodam, trazem luz às trevas, denunciam e libertam. As pessoas querem um Evangelho fácil, querem que as palavras de Jesus se adaptem àquilo que vivem e não querem adaptar-se ao Evangelho. Muitos estão a viver a a impureza, deixando-se ser moldados pelas paixões e pelos prazeres sexuais, alegando que hoje não têm maneira de viver a pureza, e que todos somos fracos.

Mas o Senhor nos fala que bem-aventurados são os puros de coração, porque verão a Deus! Outros querem viver a ganância porque a vida fácil é melhor, querem seres ricos, não querem sofrer, não têm misericórdia para com seu semelhante e querem viver a “lei do olho por olho, dente por dente”, e o Senhor fala: Bem-aventurados os que têm um coração de pobre… Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!… Não julgueis, e não sereis julgados…

Ficam a dizer que não é isso que Jesus quis dizer e que Ele não era tão radical como pregam por aí, como a Igreja fala e os cristãos querem viver. No entanto, nós não podemos viver um Evangelho de “meia medida”!

Querem ouvir somente que “Deus é amor e misericórdia”, mas não querem converter-se. O amor e a misericórdia não estão separados e a conversão é uma busca radical pelo Senhor. A noção de conversão é expressa de maneira muito concreta por meio do verbo “voltar”, ou seja, “voltar atrás”, voltar para o Senhor com todo o coração, retomar o caminho das suas veredas. Porém, a conversão se dá numa vida em busca do Senhor,uma vida de renúncias daquilo que leva ao pecado, na vivência do Evangelho Jesus precisa passar a ser o centro das nossas vidas!

Claro que todos nós continuamente estamos em processo de conversão, isto é, da volta para o Senhor. Precisamos dizer que não queremos outra vida a não ser seguir a voz do Senhor, fazer a vontade d’Ele – mesmo que venhamos a ser criticados, perseguidos, pois a vida é garantida para quem busca o Senhor Deus como o coração numa vida nova.

Queremos uma vida diferente daquela que antes vivíamos. É uma adesão radical a Jesus, uma mudança de comportamento, de falar, de agir; esse é o processo de conversão pelo qual precisamos de passar. Mas ninguém muda da noite para o dia, passa também pela paciência, pelo recomeçar todos os dias, pela mudança diária, e principalmente, pela vida de oração e pela busca do Senhor e abandono da vida velha.

Efectivamente, a nossa fé não é uma ideologia, mas a adesão a Nosso Senhor Jesus Cristo. É o próprio Senhor que o declara: “Convertei-vos a mim!” e o profeta Joel explica e justifica esse convite: “Convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é clemente e compassivo”, e ele mesmo, por sua vez, compreende e perdoa.

Não podemos ser cristãos que buscam aquilo que é fácil
Estamos numa geração de cristãos que não querem ser radicais no seguimento a Jesus. É difícil viver o Evangelho radicalmente neste mundo; contudo, não podemos desistir. Por isso, estou a incentiva-lo a não desistir do nosso Deus, a lutar pela santidade e pela vida autêntica de cristão.
Vivamos o Evangelho na sua profundidade e radicalidade.


Retirado do Site da http://www.cancaonova.pt/ e escrito por:Padre Reinaldo data:25/06/2008 - 07h20

Que a Palavra de Deus abençoe você!!!
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*