A Ressurreição de Jesus

Verbo Pai
By -
0

A páscoa é um conjunto de acontecimentos situados na história, de uma comunidade que se define em
relação ao que aconteceu a Jesus, a Ressurreição. No Novo Testamento a Ressurreição de Jesus é Profissão de fé e testemunho dos crentes, acontecimento da palavra e da linguagem da fé cristã. Trata-se de um acontecimento que transcende o âmbito histórico, pois o Ressuscitado é realidade atual por seu Espírito na história. 

A Ressurreição de Jesus Cristo com seu caráter escatológico e universal para a humanidade desperta a necessidade de interpretá-la. Vários teólogos contribuíram com sua interpretação, buscando através de enfoques hermenêuticos distintos, e mais adequados aos conceitos e representações humanas, explicitar este acontecimento extraordinário.

Ação divina salvífica e o tipo de morte violenta e vergonhosa de Jesus contrasta com o entusiasmo dos discípulos ao anunciarem Jesus como o Messias: “Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. Mas Deus o Ressuscitou, libertando-o das angústias da morte porque não era possível que ela o dominasse” (At 2,23-24). O evento da Ressurreição funda a unidade entre o Jesus pré pascal e o Cristo pós pascal. O Novo Testamento fala de um modo novo sobre a existência terrestre de Jesus. Ele se torna o centro e a norma de toda a fé posterior. A Ressurreição de Jesus é o fundamento da confissão cristológica. 

A Ressurreição de Jesus Cristo: emprega o verbo “ressuscitar” na forma ativa e passiva; e, “levantar” na forma transitiva e intransitiva. Essa forma figurada de falar corresponde à mentalidade judaica e ao helenismo da época. Ocasiona compreender por Ressurreição tanto a dos mortos para a vida terrena, como a Ressurreição escatológica dos mortos. A esperança no judaísmo tardio referente à Ressurreição dos mortos no final dos tempos tem origem na fé em Yahweh como senhor da vida e da morte (1Sm 2,6; Dt 32,39). 6 Cf. KASPER, W. Jesus, El Cristo, p. 172. 7 Cf. Ibid., p.172. 10.17771/PUCRio.ATeo.22926 Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v.45, p. 596-609, set./dez.2013 603 No Novo Testamento a ressurreição de Jesus significa que se iniciaram os acontecimentos escatológicos. Jesus é o primeiro dos Ressuscitados (At 26,23; 1Cor 15,20; Col 1,18). A Ressurreição de Jesus se situa no horizonte de esperança escatológica e se qualifica como sucesso escatológico. A Ressurreição é o começo de uma nova criação (1 Cor 15,42).

A presença salvadora de Jesus entre os discípulos fundamenta não só a esperança e a liberdade, mas uma nova postura dos discípulos em torno do Senhor. A comunhão de mesa interrompida pela morte é resgatada pelo Ressuscitado. O Ressuscitado volta a se reunir com seus discípulos na comunhão de mesa interrompida por sua morte. Por isso, a Eucaristia junto com a Palavra é o lugar genuíno de encontro com o Ressuscitado. A nova comunhão é ao mesmo tempo sinal de perdão. A Ressurreição de Jesus fundamenta o perdão dos pecados e a concessão do shalom escatológico. 

Eucaristia e penitência estão, portanto, implicadas na ressurreição e nas aparições do Ressuscitado (Jo 20,23). Elas são a expressão, e o sinal, da nova presença salvífica de 18 Cf. Ibid., p.190. 19 Cf. Ibid., p.191. 20 Cf. KASPER, W. Jesus, El Cristo, p.190. 10.17771/PUCRio.ATeo.22926 608 Atualidade Teológica, Rio de Janeiro, v.45, p. 596-609, set./dez.2013 Jesus com os seus21. Neste sentido a Igreja é um fenômeno escatológico que com todo seu caráter histórico participa do caráter escatológico definitivo da nova história, que se iniciou na Ressurreição.

Igreja de Cristo se essa Igreja mantém a fé na cruz e na ressurreição de Jesus. Na verdade de Cristo e na Igreja está prometido ao mundo de modo irrevogável por Jesus Cristo a verdade salvadora de Deus.

Fraguimento do Texto extraído do Artigo "A ressurreição de Jesus Uma abordagem a partir da reflexão de Walter Kasper - site: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/22926/22926.PDFXXvmi=

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*