Amar, Adorar e Servir

Verbo Pai
By -
0


Na medida em que nos fazemos contemplativos da ação de Deus em cada pessoa e em cada acontecimento, descobriremos Deus como servidor da vida e liberdade. Daí nascerá a nossa adoração perante o Seu amor desconcertante e a nossa colaboração serviçal.

A adoração e o serviço não são mais do que diferentes momentos dessa mesma entrega. O Deus que é adorado não é somente O contemplado como fascinante na sabedoria da criação, mas também aquele que mostrou ser servidor aceite e rejeitado na História.

O Deus que servimos é o que reconhecemos como o Rei do Universo em Jesus glorioso, situado no horizonte da História onde todo o projeto conflui, mas também em Jesus massacrado pelo capricho e o medo de um governador do Império.

A adoração despoja o serviço de toda a pretensão egoísta. O serviço purifica a adoração de toda a evasão da História. Na adoração afundamo-nos num oceano de silêncio sem margens. No serviço damos a vida até na mais pequena necessidade de um irmão. Todo o ser se sente unificado a esse "só ao Senhor teu Deus adorarás e servirás".

Mas a experiência de adoração só é possível e verdadeira quando se faz ao mesmo tempo a entrega no serviço. Deus, na História, é o servidor que varre o lixo da casa procurando a moeda perdida (Lc 15, 8-10), que leva a ovelha extraviada até ao resto do rebanho (Lc. 15,5) ou, de avental, põe a mesa aos seus criados enquanto chega cansado a meio da noite.

Santa Rosa de Lima foi a primeira testemunha canonizada da América. Como o nome já diz,viveu em Lima, Peru, de 1586 a 1617. Era de família modesta e morreu com apenas 31 anos. O que marcou profundamente a sua vida tão simples? Certamente foi a imitação de Jesus Cristo, através da pentência, mantendo gradne serenidade em meio ás muitas provações dolorosas. Foi mulher de oração intensa e contúnua; rezou muito pelo crescimento da igreja, especialmente entre os índios. Foi particulamente devota de Nossa Senhora. É a padroeira principal da América Latina. Nota que como o despojamento ao serviço e bem visível esta filha de Deus.

Como S.Paulo na Carta aos Gálatas 5,13 diz-nos: "Que o amor vos leve ao serviço dos outros" por isso devemos ter zelo na Sagrada Eucaristia porque é fonte de vida e vida plena. "Amar-Te a Ti, Senhor, em todas as coisas e a todas em Ti Amar, adorar e servir. Amar, adorar e servir. Buscar-Te a Ti, Senhor, em todas as coisas e a todas em Ti. Amar, adorar e servir." Que este canto se torne hoje para você uma oração.

Adaptação do texto tirado do site: http://www.aciportugal.org/content/view/137/40/

Deus ti abençoe!!!
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*