Santo Antônio

Verbo Pai
By -
0

O Papa João Paulo II definiu Santo António "homem evangélico". Este altíssimo reconhecimento está contido no discurso que o Papa fez em Pádua, no dia 12 de Setembro de 1982, por ocasião da sua memorável visita à Basílica de Santo António.
Apresentamos aqui algumas das passagens mais importantes, para que através das palavras do Papa apreciemos ainda mais Santo António.

"Durante toda a sua existência Santo António foi um homem evangélico. E se nós o veneramos como tal, é porque nós acreditamos que o Espírito Santo habitou nele de modo extraordinári,o enriquecendo-o com os seus maravilhosos dons e levando-o 'a partir de dentro', a exercer uma actividade que foi notável nos 36 anos da sua existência, mas que está bem longe de ser esgotada no tempo - ela permanece, com vigor e providencialmente, ainda nos nossos dias.

Queria pedir a todos vós que mediteis exactamente sobre este marco de evangelização. Esse é também a razão pela qual Santo António é proclamado "O Santo".

Sem fazer exclusões ou preferências, este é um sinal que nele a santidade alcançou metas de excepcional altitude. A santidade impôs-se sobre tudo o resto, por meio do poder do exemplo e deu à devoção a Santo António uma expansão extrema no mundo. É verdadeiramente difícil encontrar uma cidade ou um país na urbe católica onde não exista pelo menos um altar ou uma imagem do Santo. O seu rosto sereno ilumina com um gentil sorriso milhões de casas cristãs, onde, através dele, a fé nutre a esperança na providência do Pai celeste. Crentes, os mais pequenos e os menos defendidos sobretudo, sentem-no e consideram-no o seu Santo, um intercessor sempre pronto e potente em seu favor.

Exulta, Lusitania felix; O felix Padua, gaude. Exulta, feliz Portugal; ó feliz Pádua, alegra-te. Eu repito estas palavras juntamente com o meu predecessor Pio XII. Alegra-te, Pádua, nas tuas origens romanas e mesmo pré-romanas; aos esplêndidos acontecimentos da tua história tu acrescentas o nobilíssimo título de guardiã da vivente e palpitante memória de Santo António, no seu glorioso túmulo. De ti, de facto, o seu nome se difundiu e ressoa ainda em todo o mundo, por esta especial característica: a genuinidade do seu perfil evangélico".

"A tradição popular diz que Santo António deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demónio.

Sisto V, Papa franciscano, mandou esculpir a oração - chamada também de "lema de Santo António" - na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma."

Eis o original, em latim:

Ecce Crucem Domini!
Fugite partes adversae!
Vicit Leo de tribu Juda,
Radix David! Alleluia!

Eis a tradução:

Eis a cruz do Senhor!
Fugi forças inimigas!
Venceu o Leão de Judá,
A raiz de David! Aleluia !

"Esta breve oração tem todo o sabor de um pequeno exorcismo. Também nós podemos usá-la - em latim ou português - para nos ajudar a superar as tentações que se nos apresentam."

Trechos adaptado do site: http://www.carosantantonio.it/por/papa.asp

Deus te abençoe!!!
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*