Imagens na Igreja

Verbo Pai
By -
0


Ao se meditar sobre este assunto, e para entendermos corretamente o que são imagens transformadas em idolos ou deuses, precisamos sair do nosso século. Hoje monoteísta (adoramos um só Deus Verdadeiro) e mergulhar uns 3.000 ou mais anos atrás, no mundo de outrora, outra época, com outros povos, (politeistas, adoradores de vários deuses) de estilo e concepção de vida bem diferentes dos atuais.
Esses povos frabricavam imagens e as tinham como deuses verdadeiros; diziam que a estátua era viva, um deus real que comia e bebia tudo que lhe oferecessem. Era adorada em templo sagrado, prostravam-se diante dela e o povo colocava a seus pés, em oferta, carnes, pães, bolos, frutas e vinho. E em dias especiais, de festa solense, matavam crianças em sacrifício diante desses falsos deuses. Pais ofereciam seus filhos para serem sacrificados. Acreditavam que isso lhes traria sorte e colheitas fartas. Enquanto o povo cantava e dançava, o sacerdote matava as crianças em Deut 18,10ss em homenagem àquela estátua, que para ele era um Deus de verdade.
E, no meio de tanta infinidade de deuses, o Deus Único e Verdadeiro era desconhecido ou não significava nada. Diante desta circunstância Deus enviou um mandamento que proibisse a aparição de tantos deuses falsos, ao quais se sacrificavam vidas humanas - deuses que não existiam e que eram adorados. Ex 32,15-20 " o bezzero de ouro".
Os católicos adoram as imagens dos santos? Não na verdade nunca. Já dissira São João Damasceno "O que a Bíblia é para os que sabem ler, a imagem o é para os iletrados". Os católicos não adoram as imagens dos santos. Como já dissemos, os católicos veneram as imagens dos santos. Há uma grande diferença entre adorar e venerar. "A adoração fazemos somente a Deus".
Os santos são para nós pessoas que temos consideração especial, pois viveram intima amizade com Deus. Com seus exemplos de vida mostram como buscar a perfeição na vivência do Evangelho. Isto é venerar, ter um carinho especial por alguém. As imagens dos santos são sinais, nos fazem lembrar destes homens e mulheres que viveram a fidelidade ao Projeto de Deus doando totalmente suas vidas a serviço do Reino.No Antigo Testamento, o livro do Eclesiástico ou Sirácida nos capítulos 44 a 50 apresenta as grandes figuras da história do povo de Deus. São nomeados Enoque, Noé, Abraão, Isaac, Moisés e muitos outros como modelo de fidelidade a Deus. Sobre eles Deus, de fato, derramou a sua glória.
"Antigamente Deus, que não tem corpo nem face, não poderia ser absolutamente representado através duma imagem. Mas agora que Ele se fez ver na carme e que Ele viveu com os homens, eu posso fazer uma imagem do que vi de Deus" São João Damasceno. Em números 21,8-9 manda fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas e em 1Reis 6, 23-35 e 7,29 manda Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois e leões. Confira também em sua bíblia Sabedoria 16,5-8.
"Penso que no que diz respeito às imagens, símbolos e vestes litúrgicas, ... e coisas semelhantes, deixe-se à livre escolha. Quem não quiser essas coisas deixe-ás de lado. Se bem que as histórias inspiradas na Bíblia ou em histórias edificantes, parecem-me serem muito úteis" Martinho Lutero.
Fundador Gleydson

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*