Uma Alegria para Todas as Pessoas

Verbo Pai
By -
0
Ao ouvir essa harmonia das muitas vozes dos santos, esquecemos a condição atual da sociedade humana, aparentemente tão pouco orientada para as coisas sobrenaturais? Superestimamos as aspirações espirituais dos cristãos da atualidade? Limitamos nossa exortação a um pequeno número de pessoas sábias e instruídas? Não podemos esquecer que o Evangelho, com seu esplendor tão simples e conteúdo completo, foi anunciado pela primeira vez aos pobres e humildes.

Se evocamos esse horizonte brilhante da alegria cristã, não é de modo algum desencorajar qualquer um de vocês, queridos irmãos, filhos e filhas, que sentem seu coração dividido quando o chamado de Deus chega até você. Pelo contrário; sentimos que nossa alegria, como a sua, só será completa se olharmos juntos, com plena confiança, para Aquele "que nos conduz em nossa fé e a leva à perfeição; por causa da alegria que ainda estava no futuro, ele suportou a cruz, desconsiderando a vergonha dela, e a partir de agora assumiu o seu lugar à direita do trono de Deus. Pense na maneira como ele enfrentou tanta oposição dos pecadores e então você não desistirá por falta de coragem. "

O convite dado por Deus Pai para compartilhar plenamente a alegria de Abraão, na festa eterna das núpcias do Cordeiro, é uma convocação universal. Todos, desde que estejam atentos e disponíveis, podem perceber esse convite nas profundezas de seu coração, especialmente neste Ano Santo, quando a Igreja se abre mais abundantemente a todas as riquezas da misericórdia de Deus. "A promessa que foi feita é para você e seus filhos, e para todos aqueles que estão longe, para todos aqueles a quem o Senhor nosso Deus chamará a si mesmo." 

Não podemos pensar no povo de Deus de maneira abstrata. Nosso olhar repousa antes de tudo no mundo das crianças. Enquanto encontrarem no amor daqueles que estão próximos a segurança de que precisam, terão capacidade de acolher, admirar, confiar e dar espontaneamente. Eles são assuntos adequados para a alegria do evangelho. Quem quiser entrar no reino dos céus, Jesus nos diz, deve primeiro estudar as crianças. 

Incluímos também todos aqueles que estão profundamente envolvidos na responsabilidade familiar, profissional e social. O ônus de suas acusações, em um mundo veloz, muitas vezes os impede de desfrutar das alegrias diárias. No entanto, essas alegrias existem. O Espírito Santo quer ajudar essas pessoas a redescobrir essas alegrias, purificá-las e compartilhá-las.

Pensamos no mundo do sofrimento, pensamos em todos aqueles que alcançaram a noite de suas vidas. A alegria de Deus está batendo à porta de seus sofrimentos físicos e morais, não de fato com ironia, mas para alcançar nela Sua obra paradoxal de transfiguração.

Nosso coração e mente também se voltam para todos aqueles que vivem além da esfera visível do povo de Deus. Ao harmonizar suas vidas com o apelo mais íntimo de sua consciência, que é o eco da voz de Deus, eles estão no caminho da alegria.

Mas o povo de Deus não pode avançar sem guias. Estes são os pastores, os teólogos, os diretores espirituais, os sacerdotes e aqueles que colaboram com eles na animação das comunidades cristãs. Sua missão é ajudar seus irmãos a seguir os caminhos da alegria evangélica, no meio das realidades que compõem suas vidas e das quais eles não podem fugir.

Sim, é o imenso amor de Deus que convoca para a Cidade celestial aqueles que estão chegando neste Ano Santo dos diferentes pontos da bússola, estejam eles próximos ou ainda distantes. E porque todos os que são convocados - todos nós de fato - permanecemos até certo ponto pecadores, devemos hoje deixar de endurecer nossos corações, a fim de ouvir a voz do Senhor e aceitar a oferta do grande perdão, como Jeremias. anunciou: "Eu os purificarei de todos os pecados que cometeram contra mim; dos pecados pelos quais me ofenderam e apostataram de mim, todos esses perdoarei. E Jerusalém será meu tema de alegria, minha honra e meu orgulho antes. todas as nações da terra. " E assim como esta promessa de perdão, e muitas outras, encontram seu significado definido no sacrifício redentor de Jesus, o Servo Sofredor, é Ele, e somente Ele, que pode nos dizer, neste momento crucial da vida da humanidade: "Arrependa-se e acredite nas Boas Novas". O Senhor deseja acima de tudo nos fazer entender que a conversão exigida de nós não é de forma alguma. um passo atrás, como é o pecado. É antes uma partida, um avanço na verdadeira liberdade e na alegria. É a resposta a um convite vindo Dele - um convite que é amoroso, respeitoso e urgente ao mesmo tempo: "Vinde a mim, todos vocês que trabalham e estão sobrecarregados, e eu darei descanso a você. Aceite meu jugo e aprenda de mim, pois sou gentil e humilde de coração, e você encontrará descanso para suas almas! " O Senhor deseja, acima de tudo, fazer-nos entender que a conversão exigida de nós não é de forma alguma um retrocesso, como é o pecado. É antes uma partida, um avanço na verdadeira liberdade e na alegria. É a resposta a um convite vindo Dele - um convite que é amoroso, respeitoso e urgente ao mesmo tempo: "Vinde a mim, todos vocês que trabalham e estão sobrecarregados, e eu darei descanso a você. Aceite meu jugo e aprenda de mim, pois sou gentil e humilde de coração, e você encontrará descanso para suas almas! " O Senhor deseja, acima de tudo, fazer-nos entender que a conversão exigida de nós não é de forma alguma um retrocesso, como é o pecado. É antes uma partida, um avanço na verdadeira liberdade e na alegria. É a resposta a um convite vindo Dele - um convite que é amoroso, respeitoso e urgente ao mesmo tempo: "Vinde a mim, todos vocês que trabalham e estão sobrecarregados, e eu darei descanso a você. Aceite meu jugo e aprenda de mim, pois sou gentil e humilde de coração, e você encontrará descanso para suas almas! "

De fato, que fardo é mais esmagador que o do pecado? Que angústia mais solitária que a do filho pródigo, descrito pelo evangelista São Lucas? Por outro lado, que encontro é mais avassalador que o do Pai, paciente e misericordioso, e o filho voltou à vida? "Haverá mais alegria no céu por um pecador arrependido do que por noventa e nove homens virtuosos que não precisam de arrependimento." E quem está sem pecado, exceto Cristo e Sua Mãe Imaculada? Assim, por seu convite para retornar ao Pai por arrependimento, o Ano Santo - uma promessa de júbilo para todo o povo - também é um chamado para redescobrir o significado e a prática do sacramento da Reconciliação. Seguindo a linha da melhor tradição espiritual.


"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*