Ensinarás a voar…
Mas não voarão o teu voo.
Ensinarás a sonhar…
Mas não sonharão o teu sonho.
Ensinarás a viver…
Mas não viverão a tua vida.
Ensinarás a cantar …
Mas não cantarão a tua canção.
Ensinarás a pensar…
Mas não pensarão como tu.
Porém, saberás que cada vez que voem, sonhem, vivam, cantem e pensem…
Estará a semente do caminho ensinado e aprendido!
(Santa Madre Teresa de Calcutá).
Cada fase da existência dos nossos filhos e filhas fazem parte do ciclo da vida que possui suas caracterÃsticas peculiares e suas formas de experimentar e sentir o gosto de viver.
É certo que, em cada fase da vida, os filho e filhas têm ao seu lado os seus pais e mães, com mais ou menos intensidade de presença e acompanhamento, dependendo da realidade de cada famÃlia. Se pensarmos na trÃade estrutural simples e básica de cada ser humano que é: psÃquico, espiritual e fÃsico, é possÃvel perceber e entender a presença muito forte da figura paterna e materna nas dimensões psÃquica e fÃsica.
Na dimensão fÃsica busca-se a saúde por muitos meios, pois manter a estrutura fÃsica alimentada e cuidada é urgente e pai e mãe não medem esforços. Em relação à dimensão psÃquica, também os pais e mães estabelecem metas e se comprometem com o desenvolvimento principalmente cognitivo dos filhos e filhas e muitas vezes, a frase que muito aparece é “quero dar um bom futuro para meu filho/a”. São preocupações concretas e corretas sim. Mas, e a dimensão da espiritualidade? Como será que pais e mães alimentam esta importante e inerente dimensão de cada ser humano? Há equilÃbrio proporcional?
É possÃvel que cada famÃlia tenha sua Tradição Religiosa e com ela tenha conteúdos e práticas religiosas que possam ajudar a desenvolver a fé e educar a espiritualidade dos filhos e filhas, partindo, portanto, da paternidade e maternidade espiritual, onde homem-pai e mulher-mãe são responsáveis por esta educação, pois há muita iniciativa na famÃlia por parte da mãe e muitas vezes, o pai aplica com menos força o cultivar e o educar para a espiritualidade dos filhos e filhas.
Mesmo com realidades familiares por vezes instáveis e marcada por mudanças significativas, é imprescindÃvel a maternidade e paternidade espiritual, para que o desafio educativo por mais complexo que seja, não fique esmagado por mÃdias sem qualquer critério de respeito à s famÃlias.
Assim, os filhos e filhas experimentarão o amor dos seus pais também por do exercÃcio dos mesmos quanto pais e mães que cuidam de sua espiritualidade e os ajudam a transcender com alegria pela vida, onde possam crescer como “Jesus diante de seus pais, em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (cf. Lc 2, 51 a-52), tendo, os pais, a certeza da semente plantada e a esperança do aprendido.
Texto extraÃdo do site http://colegiosantoelias.com.br/
"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai