A nossa afirmação, porém, não é somente que ela é a pessoa humana mais pura, mas a criatura mais pura. Perguntamos, portanto: o que significa ser a criatura mais pura? Também os Santos Anjos são criaturas e são totalmente puros, sem qualquer mancha de pecado. Além disso, são puros também segundo a sua natureza, quer dizer que são “espíritos puros”. Neste caso, “pureza” significa a ausência de mistura: o Anjo é espírito, somente espírito, puramente espírito; é espírito puro. Maria não é espírito puro, mas um ser humano, que se compõe de alma espiritual e corpo material. Apesar disso, ela é a criatura mais pura.
Isto não significa que ela é a criatura mais perfeitamente sem pecado. Ou alguém é sem pecado ou não o é. Quanto ao ser sem pecado, não existe uma gradação. No que diz respeito ao ser sem pecado, entre Maria e os Santos Anjos existe uma só diferença: para que ela fosse sem pecado foi necessária uma intervenção muito especial de Deus, uma graça totalmente particular e, precisamente, uma graça (dom gratuito) do amor misericordioso de Deus. Ora, o amor misericordioso de Deus para com Suas criaturas é a maior manifestação do amor de Deus a elas.
A pureza de Maria é, por conseguinte, o fruto da maior manifestação do amor de Deus às criaturas. Com esta afirmação chegamos de novo à caracterização de Maria como a criatura mais amada de Deus, a criatura que Ele ama mais do que todas as outras. Mas a nossa pergunta é esta: o que significa que
Maria é a criatura mais pura?
Aquilo que vimos até agora nos mostrou que a “pureza”, neste caso, não significa ser sem pecado, mas ser totalmente aquilo que se é ou que se deve ser. Os Anjos são espíritos puros porque o Anjo é espírito, e o é totalmente; ele é simplesmente espírito, é simplesmente aquilo que significa ser espírito, sem mistura com o que não é espírito.
Isto vale para Maria como criatura: ela é a criatura pura, até mesmo a criatura puríssima, a mais pura, pois é totalmente criatura; é totalmente e até às últimas consequências o que significa ser criatura. Ela é e vive perfeitamente o que significa “ser criatura”; ela é criatura de um modo mais perfeito do que o são todas as outras criaturas. É o que queremos mostrar em seguida. Antes, porém, reflitamos ainda um pouco sobre Maria como a criatura mais humilde, ou seja: a criatura mais pura e, por isso, mais humilde.
# Cf. Tomás de Aquino, S.Th. II-II, q. 30, a. 4.
Extraído: https://institutumsapientiae.files.wordpress.com/2021/01/sc4-2020na.pdf
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