Vigília Pascal - Jesus, o Ressuscitado, Ama-nos sem Fronteiras

Verbo Pai
By -
0

As mulheres pensaram que iriam encontrar o corpo para ungir, mas em vez disso encontraram um


túmulo vazio. Eles foram prantear um homem morto, em vez disso, eles ouviram um anúncio de vida. Por isso, diz o Evangelho, aquelas mulheres "estavam cheias de temor e espanto" ( Mc 16, 8), cheias de medo, temerosas e maravilhadas. Espanto: neste caso é um medo misturado com alegria, que surpreende seus corações ao ver a grande pedra da tumba rolada e transformada em um jovem com uma túnica branca. É maravilhoso ouvir estas palavras: «Não tenhas medo! Você está procurando Jesus de Nazaré, o crucificado. Ele ressuscitou ”(v. 6). E então aquele convite: "Ele vai antes de você para a Galiléia, lá você o verá" (v. 7). Também nós acolhemos este convite, o convite da Páscoa: vamos para a Galiléia, onde o Senhor Ressuscitado nos precede. Mas o que significa "ir para a Galiléia"?


Ir para a Galiléia significa, acima de tudo, recomeçar. Para os discípulos, significa voltar ao lugar onde o Senhor os procurou pela primeira vez e os chamou a segui-lo. É o lugar do primeiro encontro e o lugar do primeiro amor. A partir daquele momento, saindo das redes, seguiram Jesus, ouvindo sua pregação e testemunhando as maravilhas que realizava. No entanto, embora estivessem sempre com ele, não o entendiam totalmente, muitas vezes não entendiam suas palavras e fugiam da cruz, deixando-o sozinho. Apesar deste fracasso, o Senhor Ressuscitado apresenta-se como Aquele que, mais uma vez, os precede na Galiléia; ele os precede, isto é, está diante deles. Ele os chama e os chama para segui-lo, sem nunca se cansar. O Ressuscitado está dizendo a eles: “Vamos começar de novo de onde começamos. Vamos começar novamente. Quero você comigo de novo, apesar e além de todas as falhas ”. Nesta Galiléia aprendemos o espanto do infinito amor do Senhor, que traça novos caminhos nos caminhos de nossas derrotas. E assim é o Senhor: ele traça novos caminhos dentro dos caminhos de nossas derrotas. Ele é assim e nos convida à Galiléia para fazer isso.


Eis o primeiro anúncio pascal que gostaria de lhe entregar: é sempre possível recomeçar , porque há sempre uma nova vida que Deus é capaz de reiniciar em nós para além de todos os nossos fracassos. Mesmo dos escombros do nosso coração - cada um de nós conhece, conhece os escombros do seu próprio coração - também dos escombros do nosso coração Deus pode construir uma obra de arte, até dos fragmentos ruinosos da nossa humanidade Deus prepara uma nova história. Ele sempre nos precede: na cruz do sofrimento, da desolação e da morte, assim como na glória de uma vida que renasce, de uma história que muda, de uma esperança que renasce. E nestes meses sombrios de pandemia ouvimos o Senhor Ressuscitado que nos convida a recomeçar, a nunca perder a esperança.


Ir para a Galiléia, em segundo lugar, significa seguir novos caminhos. É mover-se na direção oposta à tumba. As mulheres procuram Jesus no túmulo, ou seja, vão relembrar o que viveram com ele e que agora está perdido para sempre. Eles vão despertar sua tristeza. É a imagem de uma fé que se tornou a comemoração de um fato belo mas acabado, apenas para ser lembrado. Muitos - nós também - vivemos a “fé das memórias”, como se Jesus fosse uma personagem do passado, um amigo da sua juventude agora distante, facto que aconteceu há muito tempo, quando frequentei o catecismo quando criança. Uma fé feita de hábitos, de coisas do passado, de boas recordações de infância, que já não me tocam, não me desafiam mais. Ir para a Galiléia, por outro lado, significa aprender que a fé, para estar vivo, deve voltar à estrada. Deve reviver o início da jornada todos os dias, o espanto do primeiro encontro. E então confie, sem a presunção de já saber tudo, mas com a humildade de quem se deixa surpreender pelos caminhos de Deus.Temos medo das surpresas de Deus; geralmente temos medo de que Deus nos surpreenda. E hoje o Senhor nos convida a nos deixar surpreender. Vamos à Galiléia para descobrir que Deus não pode ser colocado nas memórias da infância, mas está vivo, sempre surpreendente. Ressuscitado, ele nunca para de nos surpreender.


Aqui está o segundo anúncio pascal: a fé não é um repertório do passado, Jesus não é um personagem ultrapassado. Ele está vivo, aqui e agora . Caminhe com você todos os dias, na situação que está vivenciando, na provação que está passando, nos sonhos que carrega dentro de si. Abre novos caminhos onde te parece que não há nenhum, te empurra a ir contra a maré do arrependimento e do "já visto". Mesmo que tudo pareça perdido para você, abra-se e assombre-se com a novidade: ela o surpreenderá.


Ir para a Galiléia também significa ir para as fronteiras. Porque a Galiléia é o lugar mais distante: naquela região composta e diversificada vivem aqueles que estão mais distantes da pureza ritual de Jerusalém. Mas Jesus começou a sua missão a partir daí, dirigindo o anúncio a quem vive com dificuldade a vida quotidiana, dirigindo o anúncio aos excluídos, aos frágeis, aos pobres, de ser o rosto e a presença de Deus, que vai buscar sem quem é. desanimado ou perdido, que chega aos limites da existência porque a seus olhos ninguém é o último, ninguém excluído Ali o Ressuscitado pede que os seus seguidores vão, ainda hoje nos pede que fôssemos à Galiléia, a esta verdadeira "Galiléia". É o lugar da vida quotidiana, são os caminhos que percorremos todos os dias, são os recantos das nossas cidades onde o Senhor nos precede e se faz presente, Bem na vida de quem passa e compartilha conosco tempo, casa, trabalho, esforço e esperança. Na Galiléia, aprendemos que podemos encontrar o Ressuscitado no rosto dos irmãos, no entusiasmo dos que sonham e na resignação dos desanimados, no sorriso dos que se alegram e nas lágrimas dos que sofrem. , especialmente nos pobres e marginalizados. Ficamos maravilhados de como a grandeza de Deus se revela na pequenez, como sua beleza resplandece nos simples e nos pobres.


Eis, pois, o terceiro anúncio pascal: Jesus, o Ressuscitado, nos ama sem limites e visita cada uma das situações de nossa vida. Ele plantou sua presença no coração do mundo e nos convida também a superar barreiras, a superar preconceitos, a nos aproximarmos todos os dias, a redescobrir a graça da vida cotidiana . Vamos reconhecê-lo presente em nossa Galiléia, na vida cotidiana. Com ele, a vida vai mudar. Porque além de todas as derrotas, do mal e da violência, além de todo sofrimento e morte, o Ressuscitado vive e o Ressuscitado conduz a história.


Irmã, irmão, se nesta noite carregas no teu coração uma hora negra, um dia que ainda não raiou, uma luz sepultada, um sonho partido, vai, abre o teu coração com espanto ao anúncio da Páscoa: “Não tejas medo, ressuscitou! Ele o espera na Galiléia ”. Suas expectativas não ficarão inacabadas, suas lágrimas secarão, seus medos serão superados pela esperança. Porque, você sabe, o Senhor sempre vai na sua frente, sempre vai na sua frente. E, com ele, a vida sempre recomeça.


Texto extraído do site: http://www.vatican.va/content/francesco/it/homilies/2021/documents/papa-francesco_20210403_omelia-vegliapasquale.html


"Deus vos abençoe!!!"

Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*