Quaresma Tempo Propício de Conversão

Verbo Pai
By -
1




A Quaresma é um tempo propício a fim que, com a ajuda da Palavra de Deus e dos Sacramentos, nos renovamos na fé e no amor, tanto a nível pessoa, quanto comunitário. É um percurso marcado pela oração e partilha, pelo silêncio e jejum, na espera de viver a alegria pascoal. A Carta aos Hebreus nos exorta com estas palavras: “Olhemos uns pelos outros para estímulo à caridade e às boas obras” (Heb 10,24). ( Discurso Audiência dos sócios do Circulo de São Pedro Sala dos Papas, Papa Bento XVII, 2012)

Quaresma, além de ser marcada por essa trajetória de caminhada durante quarenta dias, ela representa o período de 40 anos no qual o povo de Deus caminhou no deserto rumo à terra prometida, ou seja, à vida nova. Para o cristão, a Páscoa – Ressurreição do Senhor – é a vida nova prometida.

Quaresma, portanto, é tempo de três realidades: jejum, oração e esmola. Algumas ações concretas devem permear nossa vida durante este período. A vida do cristão deve ser marcada pela volta ao Senhor, isto é, deixar a vida velha de pecado e injustiça e regressar para a salvação, para Deus.

Precisamos harmonizar nosso coração com o coração de Cristo, a fim que o sustento amoroso oferecido aos outros resulte em participação e partilha consciente dos seus sofrimentos e suas esperanças, tornando assim visível, por um lado a misericórdia infinita de Deus para com cada homem, que resplandece no rosto de Cristo, e de outra parte a nossa fé Nele. O encontro com o outro e abrir o coração a sua necessidade são ocasiões de salvação e de bem-aventurança. ( Discurso Audiência dos sócios do Circulo de São Pedro Sala dos Papas, Papa Bento XVII, 2012)

Deste modo, as mortificações neste tempo devem acontecer com sobriedade e firmeza, por isso, devemos buscar em Deus qual a melhor penitência ou mortificação a fazer para rezar mais e melhor. Santo Inácio de Loyola, logo após a sua conversão, lendo a vida dos santos, diz: "Se eles conseguiram, eu também vou conseguir". E ele conseguiu! Você consegui.


"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

1Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*