Água Viva

Verbo Pai
By -
0



Um elemento inerente a qualquer ser vivo.
A expressão "Água viva" está muito presente na linguagem litúrgica, porém, dessa vez, mais precisamente, como "Água viva, Viva Água", está sendo veiculada por ocasião da comemoração da "Semana da Água", no período de 15 a 22 de março; em 1990, a ONU determinou a comemoração anual do "Dia Mundial da Água" no dia 22 de março.

Em 2004, a Campanha da Fraternidade trouxe à luz uma proveitosa discussão em relação à temática da água: "Fraternidade e Água", inspirada no lema "Água, fonte de vida"; foi desenvolvida na sociedade brasileira, sob diversos aspectos, em razão de sua importância na vida das pessoas, dos rebanhos e dos campos.

O problema da água, no entanto, tem um caráter mundial, uma vez que, em alguns Continentes, a sua falta afeta duramente a vida das pessoas; em outros, preocupa o fato de estar rareando a média pluviométrica anteriormente registrada; no mundo, constata-se uma mudança no comportamento da natureza, com efeitos já verificados e outros previsíveis, no que diz respeito à regularidade das chuvas e à disponibilidade de água. No Brasil, pensava-se que esse problema, por exemplo, jamais atingiria a Amazônia; todavia, está bem presente na mente da população o que aconteceu em 2005.

É preciso ter consciência de que a água é um elemento inerente a qualquer ser vivo que dele necessita e, por isso, não pode ser visto senão na perspectiva do bem comum; é este, exatamente, um dos ângulos de visualização da "Semana da Água". Nesses dias, uma reportagem televisiva apontou o procedimento imoral de fazendeiros no Sertão alagoano que, levados por seus próprios interesses, de forma fraudulenta, desviaram águas para suas terras e casas, com o conseqüente prejuízo para as comunidades que não as recebiam através da adutora. Trata-se, sem dúvida, de um caso típico de abuso da condição social e do poder econômico que deve ser tratado com o rigor da Lei. Obviamente, a direção do bem comum exige das pessoas outra postura ética e outro comportamento social.

Neste ano, "a Semana da Água" destaca a importância e a necessidade de o manejo e a gestão da água serem feitos de forma democrática e participativa"; no tocante a esse bem indispensável à vida, a democracia implica, no seu aspecto conceitual e na sua expressão concreta, no reconhecimento dos direitos e na observância dos deveres dos cidadãos. Ter água e administrar, solidária e responsavelmente, o uso da água é um fator de segurança e equilíbrio na convivência dos cidadãos brasileiros, porque, do contrário, aprofundar-se-á, ainda mais, a desigualdade social nas camadas da população e nas regiões do País.

"Água viva, Viva Água" é o lema da "Semana da Água" em 2006 que, como se espera, haverá de produzir frutos "na família, na comunidade, na vila, no município, na região e em toda a nação."

...::: Fonte: CNBB texto de Dom Genival Saraiva

Que a Palavra de Deus abençoe você!!!
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*