O que significa advento?

Verbo Pai
By -
0


Advento é uma palavra que vem do latim ad-venio, que significa chegar. Por isso, enquanto se espera a chegada de alguém se toma a atitude de atenção, se fica de prontidão.

Mas a quem ou o que estamos aguardando?

Se pensarmos no acontecimento que segue ao tempo de advento, seguramente podemos dizer que estamos aguardando o nascimento do “Menino Jesus”, o Natal do Senhor. Trata-se de um fato realmente relevante, que merece toda a nossa prontidão, atenção e espera.

O Natal, como tempo litúrgico, coincide com a parte do ano onde parece renascer a esperança entre as pessoas. Um tempo no qual se relembra a fraternidade, a solidariedade, quando se troca presentes como sinal de amizade. É um tempo que provoca o encontro de pessoas, de famílias. Tudo isso é muito bom.

Mas o tempo que chega também passa, e com ele muitas vezes passam os encontros, se enfraquecem as esperanças. Então, por que os cristãos celebram anualmente esse tempo de espera?

Porque os cristãos sabem que o acontecimento que celebram não é pura recordação de um nascimento, mesmo que seja o nascimento do Salvador. Os cristãos, ao se prepararem para celebrar o Natal do Senhor, fazem memória do que significa esse nascimento. Em primeiro lugar, trata-se de um acontecimento que responde à expectativa da promessa feita ao povo eleito: “Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho” (Is 7,14). Em segundo lugar, os cristãos celebram um acontecimento que não se repetirá mais. O Senhor, que já assumiu a natureza humana nascendo como criança, não voltará mais como homem, mas é esperado uma segunda vez em sua glória.

Esta é a verdadeira espera da Igreja. Ela deve estar sempre à espera para que, quando o seu Senhor retornar, a encontre vigilante e pronta para celebrar com Ele o Banquete definitivo. Embora a celebração do Advento seja um tempo litúrgico, a atitude “da espera” faz parte da espiritualidade cristã. O cristão está sempre aguardando a chegado do seu Senhor.

Por isso, cabe aos cristãos não fazerem do tempo de Advento e Natal apenas momentos passageiros, que se perdem tão rápido como as belas luzes e os fogos de artifício. Cabe aos cristãos dar garantias de suas esperanças no cotidiano da vida, mostrando que enquanto esperam a chegada do seu Senhor se esforçam por viver os ensinamentos deixados por Ele.

Extraido do site Igreja online.

Deus abençoe você!!!
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*