Sagrado Coração de Jesus

Verbo Pai
By -
0


Junho, mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, enquanto que em Julho a Igreja exprime com particular intensidade a devoção ao seu Preciosíssimo Sangue. Mediante estas acentuações espirituais, a tradição exorta a fixar o olhar da fé no mistério do Amor de Deus, que se revelou na encarnação do Filho.

Aos homens e às mulheres de hoje que, imersos em um mundo secularizado, correm o risco de perder a orientação da própria existência, Cristo oferece o seu Coração humano e divino, manancial de reconciliação e princípio de vida nova no Espírito Santo.

Jesus apareceu numerosas vezes a Santa Margarida Maria Alacoque (de 1673 até 1675). Nessas aparições, Nosso Senhor fez 12 promessas:

1ª Promessa:
“A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.

Essa promessa é a razão pela qual antigamente era comum ter nas casas
um quadro do Sagrado Coração de Jesus. O desaparecimento desse costume não terá afastado as bênçãos também?

2ª Promessa:
“Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias
a seu estado”.

Quer dizer, graças condizentes ao seu estado, como pai, mãe, autoridade, profissional, etc.

3ª Promessa:
“Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
Não é isso o que você mais deseja? Paz em sua família? Quantas famílias sofrem problemas terríveis de relacionamento, que as impedem de se desenvolver espiritualmente e até socialmente?

4ª Promessa:
“Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
Quem não tem aflições hoje em dia? O Sagrado Coração promete consolar você nas suas aflições.

5ª Promessa:
“Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
Quer melhor refúgio do que este? Sobretudo na hora mais importante, quando se vai passar para a eternidade?

6ª Promessa:
“Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
Ou seja, suas atividades profissionais, seus empreendimentos, tudo aquilo que tem a ver com a sua sustentação e de sua família terão bênçãos abundantes do Sagrado Coração.

7ª Promessa:
“Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.
Não é o que mais precisamos? Da misericórdia infinita de Nosso Senhor Jesus Cristo?

8ª Promessa:
“As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
O Sagrado Coração promete uma assistência especial às almas fracas espiritualmente. Ele as tornará fervorosas. Elas só precisam ter devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

9ª Promessa:
“As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição”.
O Sagrado Coração, em sua bondade infinita, não apenas cuida dos fracos, como também ajuda aqueles que são fervorosos a alcançar uma alta perfeição.

10ª Promessa:
“Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
O sacerdote que tiver devoção ao Sagrado Coração terá mais poder de converter almas, mesmo as mais duras.

11ª Promessa:
"As pessoas que propagarem essa devoção terão os seus nomes inscritos para sempre no meu Coração”.
Alguém pode desejar algo melhor do que ter seu nome inscrito para sempre no Sagrado Coração? Então propague essa devoção.

12ª Promessa:
“A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.
Essa é a grande promessa. Perseverança final e salvação eterna.




Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. (Mt 11,29) “Do seu interior manarão rios de água viva”. (Jo 7,38b) São promessa que Deus nos da para termos uma vida mais santa e ser santo e deixa-se megulha no coração de Jesus.

Mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água. (Jo 19,34) Esta passagem exemplifica também a profunda união mística do Coração de Jesus com o Coração de Maria na obra da Redenção. Essa união começou quando, pelo poder do Espírito Santo, Maria concebeu o Coração de Jesus em Seu próprio Coração. Esse Sagrado Coração começou a pulsar no ventre de Maria, como eco às batidas de Seu Coração Imaculado. O Coração de Jesus existe pelo consentimento da Virgem Santíssima na Anunciação. Foi o sangue de Maria que alimentou esse Coração Sagrado do Filho de Deus feito homem.

Essa união de amor inefável é consumada quando, ao mesmo tempo, esses Dois Corações são imolados por nossa salvação. Quando o Coração de Jesus foi traspassado pela lança do soldado, o Coração de Maria foi traspassado espiritualmente, cumprindo a profecia de Simeão (Lc 2,35b).

Todas essas passagens indicam claramente a admirável Aliança desses Dois Corações (como já citou João Paulo II), que trabalharam pela salvação do mundo: o Coração de Jesus, que sofreu a ponto de ser traspassado para derramar-Se sobre todos os que nEle crerem; e o Coração de Maria, sempre se voltando ao Seu Divino Filho, Coração predestinado por Deus a sofrer com Jesus pela salvação da humanidade.

Fontes consultadas: Missal Romano Informativo 3º Milênio nºs 19 e 20

Deus te abençoe!!!
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*