Em caso de necessidade, qualquer cristão, ou mesmo qualquer pessoa, pode batizar em nome da Igreja.
O Batismo ocupa o primeiro lugar entre os sacramentos administrados pela Santa Madre Igreja, porque é necessário para a salvação.
É a porta de entrada para a vida cristã, que nos torna filhos de Deus pela graça, irmãos de Cristo, templos do Espírito Santo e membros da Igreja.
O batismo é tão importante que a Igreja considera que existe um ministro comum e um extraordinário. O ordinário é o sacerdote (bispos e sacerdotes) e o diácono; o extraordinário, se necessário, é qualquer cristão ou qualquer pessoa que, em nome da Igreja, faça o que a Igreja faz. Um exemplo disso é quando um bebê está em perigo de morte e um de seus pais o batiza em uma sala de emergência no hospital.
Se o batizado sai do seu estado crítico, ele pode recorrer à paróquia para completar o rito, para que ele seja inscrito no livro dos batizados e receba seu certificado para que seja registrado que ele foi batizado.
Como se faz? Um pouco de água natural é derramada sobre a cabeça da pessoa batizada dizendo: "Eu-nome que eu quero te batizar em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".
Texto extraído do site https://desdelafe.mx/
"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai