5 ações Rumo ao Céu

Verbo Pai
By -
0
Quando eu decidi retomar de verdade minha vida interior, a primeira coisa foi compreender que preciso contar firmemente com a graça de Deus. A segunda coisa engloba pequenas ações concretas que no dia a dia fazem toda diferença na minha vida interior. São atitudes simples, mas que vão abrindo espaço para a liberdade, a alegria, o louvor e a paz na intimidade com Deus. Descobrir cada uma delas vai me permitindo um profundo autoconhecimento e também um reconhecimento das graças constantes que Deus me proporciona para estar mais próxima dele… Vou partilhar algumas:

Primeira: uma nova morada

Elevei a um nível mais sério os ensinamentos de Santa Teresa de Ávila sobre o Castelo Interior, e com isso identifiquei uma nova morada: meu quarto. Para ter liberdade na oração dentro da minha casa, preciso rezar no meu quarto, e com isso precisei ter um ambiente que não me motive a dormir na hora que tenho um compromisso marcado com Deus. Evito deixar a cama desarrumada. Arrumar a cama é uma ação concreta do meu dia depois de desligar o despertador e acender a luz. Esse movimento já vai despertando meu corpo e me tirando a moleza de rezar pela manhã. Ps.: Deixo uma parte da janela aberta e ao amanhecer do dia, enquanto a luz vai entrando, meu cérebro (eu acho) já vai entendendo que um novo dia surgiu e que é hora de levantar. “Nada de rezar enrolada aos lençóis ou apoiada sobre o travesseiro, Larissa!”, digo para mim. Nessa outra morada, chamada meu quarto a falta de organização é um sinal muito visível de que algo no meu interior está fora de lugar.

Segunda: transformo, o que me distrai em oração

Eu tenho problemas com distrações, principalmente durante o louvor… Então: transformo o que me distrai em oração. Se me recordo de alguém, passo a interceder pela pessoa. Quando lembro que me esqueci de fazer algo, anoto a ação numa agendinha à parte e logo passo a entregar essa ação nas mãos de Deus para que seja por Ele conduzida. Busco dar um sentido ao que me distraí, e logo se torna oração.

Terceira: evangelizar alguém

Ônibus lotado é algo muito normal na minha vida! (risos) Quando subo, busco/tento evangelizar alguém. Pergunto a hora, falo do trânsito, digo qualquer coisa e começo a suplicar que o Senhor vá me conduzindo ao coração do homem que hoje encontro no ônibus lotado. Algumas vezes, quando o diálogo não funciona, eu começo a rezar pelas pessoas, descrevendo-as para Deus no silêncio do meu coração. Olho, e começo a dizer: “Senhor, está vendo aquele garoto de fardamento amarelo da escola, olhai as necessidades do coração dele que Tu conheces, dai-lhe a graça de crescer na vida contigo. Se ele já o conhece, renovai sua fé. Se ele não o conhece, dai a ele a oportunidade…” A intercessão repara brechas, vamos interceder! Já tive altas aventuras em começar a interceder por alguém e daí a pessoa começa a falar comigo. Eu moro em Recife, e um dia desses conheci no ônibus uma jovem que fez a Crisma Shalom em Fortaleza, e veio morar em Recife por que passou na Universidade Federal… Gente, Deus aponta ao coração que com certeza dEle anseia. Olhemos a nossa volta e veremos que motivos e pessoas não nos faltam!

Quarta: só preciso de um pouquinho de café…

Minha mesa de trabalho tem um pequeno ícone da Santíssima Trindade e da Virgem Maria… E por vezes, me pego em diálogo com o céu, porque o ícone é realmente uma janela para o eterno! Isso me leva muito a rezar, e também a discernir certos desafios que vão surgindo durante o dia. Tenho também uns post-its espalhados com frases de santos, e metas de santidade. Busco expressar essas coisas de uma forma discreta para não expor uma fé inalcançável. Sei que em alguns ambientes de trabalho, isso não é possível, mas Deus sempre nos dá uma sabedoria para evangelizar com docilidade e até mesmo estar interiormente em constante diálogo com Ele, em um silêncio que muito expressa. Tenho uma caneca na mesa de trabalho que está escrito: “Só preciso de um pouquinho de café e um montão do Amor de Jesus!”, isso é muito simples! Lembra-me quem é meu tudo, e ajuda também no equilíbrio de cafeína…

Quinto: Olhe quem você é aos olhos de Deus

Muitas outras coisas concretas me ajudam a crescer na vida de oração, descobri-las é um processo de autoconhecimento. Olhe quem você é aos olhos de Deus, e vá percebendo o que te leva a rezar mais e vá investindo nessas atitudes com o auxílio da graça! Cada santo tem sua identidade, claro que firmado na identidade de Cristo! Mas, cada um tem seu estilo e aquilo que trás como “marca”… Na oração, no autoconhecimento, vá descobrindo o que em você pode lhe ajudar na oração e na santidade… Avante! Pequenas ações, grandes passos rumo ao céu!

Texto extraído https://www.comshalom.org/pequenas-acoes-grandes-passos-rumo-ao-ceu/ com pequenas alterações.

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*