Queridos irmãos e irmãs!
Este domingo marca o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, que a cada ano nos convida a refletir sobre a experiência de muitos homens e mulheres, e muitas famÃlias que deixam seus paÃses em busca de melhores condições de vida. Esta migração é, por vezes voluntária, à s vezes, infelizmente, é forçado pela guerra ou perseguição, e é frequentemente o caso - como sabemos - em circunstâncias trágicas. Para isso foi criada há 60 anos, o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados. Na festa da Sagrada FamÃlia, logo após o Natal, lembramos que os pais de Jesus fugiram de sua terra natal e se refugiar no Egito, para salvar a vida de seu filho, o Messias, o Filho de Deus era um refugiado. A Igreja sempre viveu dentro de si a experiência da migração. Às vezes, infelizmente, os cristãos se sentem compelidos a sair, com o sofrimento, as suas terras, empobrecendo assim os paÃses onde seus antepassados viveram. Por outro lado, o movimento de voluntários cristãos, por diversos motivos, de uma cidade para outra, de um paÃs para outro, de um continente para outro, são uma oportunidade para aumentar o zelo missionário da Palavra de Deus e fazer que o testemunho dos cÃrculos mais fé no Corpo MÃstico de Cristo entre as nações e culturas, e alcançando novas fronteiras, novos ambientes.
"Apenas uma única famÃlia humana" é o tema da mensagem que enviei hoje para o dia. Um tema que mostra o final, o objetivo da grande jornada da humanidade através dos séculos: formar uma famÃlia, é claro, com todas as diferenças que enriquecem, mas sem barreiras, reconhecendo todos os irmãos. Assim diz o ConcÃlio Vaticano II: "Todos os povos são uma comunidade. Eles têm a mesma origem, pois foi Deus quem fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra "(Dich. Nostra aetate, 1). A Igreja - diz o conselho - "é em Cristo como um sacramento, ou sinal da Ãntima união com Deus e da unidade de todo o género humano" (Lumen gentium, 1). Portanto, é essencial que os cristãos, apesar de ser espalhados por todo o mundo e, portanto, diferentes culturas e tradições, pode ser um, como o Senhor quiser. E 'este é o propósito da "Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos", que terá lugar no dia seguinte, 18-25 janeiro. Este ano é inspirado por uma passagem dos Atos dos Apóstolos: "Unidos na doutrina dos Apóstolos, em comunhão, no partir do pão e nas orações" (Atos 2:42). A oitava pela Unidade dos Cristãos é precedida, amanhã, o dia do diálogo judaico-cristão: uma abordagem muito significativa, o que lembra a importância das raÃzes comuns que unem judeus e cristãos.
Ao abordar a Virgem Maria, a oração do Angelus, confiamos a sua proteção de todos os migrantes e aqueles que se dedicam ao trabalho pastoral entre eles. Maria, Mãe da Igreja, nós também consigamos fazer progressos no caminho rumo à plena comunhão de todos os discÃpulos de Cristo.
-------------------------------------------------- ------------------------------
Depois do Angelus
Queridos irmãos e irmãs, como sabem, em 01 de maio terá a alegria de beatificar a Venerável Papa João Paulo II, meu amado predecessor. A data é significativa: ele será o segundo Domingo de Páscoa, que ele dedicou à Divina Misericórdia, em que Eva e encerrou sua vida terrena. Aqueles que o conheciam, aqueles que têm respeitado e amado, não pode deixar de se alegrar com a Igreja para este evento. Estamos felizes!
Quero assegurar minha especial recordação na oração para o povo da Austrália, Brasil, Filipinas e Sri Lanka, atingida recentemente por enchentes devastadoras. O Senhor aceita as almas dos mortos, dar força à s pessoas deslocadas e apoiar os esforços daqueles que estão fazendo o possÃvel para aliviar o sofrimento e privações.
Para todos os visitantes de lÃngua Inglese e peregrinos aqui presentes, dirijo minhas saudações. Na próxima terça-feira começamos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Convido todos vocês a se juntarem a mim em oração sinceramente pelo dom da unidade entre os seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo. Sobre todos que estão aqui hoje, e as vossas famÃlias e entes queridos em casa, invoco abundantes bênçãos de Deus.
irmãos [Caro e irmãs poloneses! Saúdo cordialmente todos vós, aqui em Roma, na Polónia e no mundo. Partilho a sua alegria com o anúncio da beatificação do Papa João Paulo II, que terá lugar no dia 01 de maio. Esta notÃcia foi aguardada por todos e, em especial, por você, para o qual o meu venerado Predecessor estava dirigindo na verdade, fé e liberdade. Ter uma preparação espiritual profunda para este evento, e de coração abençoo todos vós.]
Estou feliz por saudar os representantes da Comunidade da Diocese de Roma Migrantes. Obrigado pela vossa presença! E, finalmente, saúdo com afecto os peregrinos de lÃngua italiana, especialmente os filhos de Le Castella - Isola di Capo Rizzuto, que receberam o sacramento da Confirmação, e os jovens do "nós" de Trichiana, perto de Belluno. Desejo a todos um bom domingo e uma boa semana.
"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai