Maria – a Criatura mais Amada de Deus

Verbo Pai
By -
0

O que significa a afirmação que Deus ama uma criatura mais do que outra ou mais do que todas as outras? Deus ama todas as criaturas com um único, eterno ato de amor infinito. Por conseguinte, a diferença não pode estar na intensidade do amor. Deus ama todas as criaturas com a mesma perfeição, isto é, com a perfeição totalmente ilimitada do Seu amor. 

Se, portanto, Deus ama uma criatura mais do que outra, em que coisa pode consistir este “mais”? Só pode consistir no fato que Deus dá a esta criatura mais dons ou dons maiores; só pode estar no fato de que Deus Se doa a esta criatura de um modo mais perfeito. Ora, em Maria reconhecemos o ápice do dom que Deus fez de Si mesmo a uma pessoa criada. Ela é, por conseguinte, a criatura mais amada de Deus Uno e Trino.

Deste modo, voltamos à nossa reflexão sobre a essência da criatura.

Deus é o amor, o amor infinito. Ele é, portanto, Aquele que ama; é – não somente tem – um ato eterno e infinito de amor, e isto quer dizer que Ele é Aquele que dá, que Se doa, que Se comunica. Eis a característica própria de Deus como Criador. A criatura pode  acolher o dom divino e também responder a este dom – pode, por assim dizer, refleti-lo –; mas formalmente, isto é, segundo o aspecto determinante, Deus é quem dá e a criatura é quem recebe.

Na base da reflexão sobre a essência da criatura, podemos agora também dizer que Maria é a criatura mais pura de Deus.

Extraído: https://institutumsapientiae.files.wordpress.com/2021/01/sc4-2020na.pdf

"Deus vos abençoe!!!"

Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*