Entregue à Humildade

Verbo Pai
By -
0

Aos Veneráveis ​​Irmãos Patriarcas, Primazes, Arcebispos e Bispos.

Papa Pio VIII. Veneráveis ​​Irmãos, saúde e Bênção Apostólica.


Preparando-nos para ir neste dia à Basílica de Latrão, segundo o costume introduzido pelos Nossos Predecessores, para tomar posse do Pontificado concedido à Nossa humildade, alargamos com alegria o Nosso coração para convosco, Veneráveis ​​Irmãos, que nos foram designados, como coadjutores no cumprimento de tão grande comissão, por Aquele que possui todo grau de dignidade e domina todos os eventos temporais. Não só é doce e agradável para Nós expressar Nossos sentimentos íntimos de benevolência para com você, mas acima de tudo, para o bem supremo da vida cristã, É benéfico para nós entrar em comunhão espiritual com você e, ao mesmo tempo, saber o que maiores vantagens, dia a dia, podem ser proporcionadas à Igreja. Este é um compromisso do nosso ministério, confiado a Nós na pessoa de São Pedro por comissão divina do próprio Fundador da Igreja; para isso, cabe a Nós alimentar, guiar e governar não só os cordeiros, ou seja, o povo cristão, mas também as ovelhas, ou seja, os Bispos.


Alegramo-nos de todo o coração e agradecemos ao Príncipe dos pastores por ter nomeado tais pastores para guardar o seu rebanho, animados apenas pela preocupação e pensamento de conduzi-lo pelos caminhos da justiça, de afastar dele todos os perigos, de não perder nenhum dos seus aqueles que o Pai lhes confiou. Com efeito, Veneráveis ​​Irmãos, conhecemos bem a vossa fé firme, o vosso zelo assíduo pela Religião, a vossa admirável santidade de vida, a vossa singular prudência. Esperamos, portanto, muitos motivos de alegria para Nós, para a Igreja, para esta Santa Sé, desta coroa de trabalhadores irrepreensíveis; esta feliz esperança inspira-nos coragem, temerosos por estarmos sob o peso de tal tarefa, e refresca-nos e recria-nos, mesmo que oprimidos por tantas ansiedades.


Mas, para não incitar desnecessariamente os que já têm pressa, deixaremos de bom grado de entretê-los longamente sobre os deveres que devem ser lembrados no exercício do seu ministério, segundo o que prescrevem os sagrados cânones; não há necessidade de vos lembrar que ninguém deve abandonar o lugar e a guarda do rebanho que lhe foi confiado e com que cuidado e diligência deve ser abordada a escolha dos ministros sagrados. Em vez disso, dirijamos as nossas orações a Deus, o Salvador, para que o proteja com o poder da sua graça e leve as suas ações e esforços a um resultado feliz.


Apesar disso, ainda que o Senhor nos console pela vossa coragem, Veneráveis ​​Irmãos, somos obrigados a continuar tristes, sentindo a cruel amargura que, mesmo em situação de paz, os filhos deste século nos infligem. Falemos, ó Irmãos, daqueles males conhecidos e manifestos que deploramos com lágrimas comuns e que com empenho unido devemos corrigir, erradicar e derrotar. Falemos dos inúmeros erros, das doutrinas perversas que combatem a fé católica, não mais de forma secreta e dissimulada, mas com evidente fúria.


Vocês sabem como os homens perversos levantaram bandeiras de guerra contra a Religião, recorrendo à filosofia, da qual se proclamam doutores, e a sofismas tolos tirados de idéias mundanas. Esta Santa Sé romana do Beatíssimo Pedro, sobre a qual Cristo lançou os fundamentos da sua Igreja, é sobretudo perseguida; pouco a pouco os laços de sua unidade são quebrados. A autoridade da Igreja está enfraquecida, os ministros sagrados estão isolados e desprezados. Os preceitos mais virtuosos são rejeitados, os ritos divinos são ridicularizados, o culto a Deus é execrado pelo pecador (Sir 1,32); tudo o que diz respeito à religião é considerado uma velha fábula e uma vã superstição. Dizemos em meio às lágrimas: “ Verdadeiramente os leões rugiram sobre Israel (Jr 2:25);eles realmente se reuniram contra Deus e contra Cristo; verdadeiramente os ímpios clamaram: destrói Jerusalém, destrói-a até aos seus alicerces ” (Sl 137.7).


A conspiração suja dos sofistas deste século visa este fim, que não permitem qualquer distinção entre as diferentes profissões de fé; que acreditam que o porto da salvação eterna está aberto a todos, qualquer que seja a sua confissão religiosa, e que acusam de tolice e insensatez aqueles que abandonam a religião em que foram educados para abraçar outra, mesmo a Religião Católica. É certamente um horrendo prodígio de impiedade atribuir o mesmo elogio à verdade e ao erro, à virtude e ao vício, à honestidade e à torpeza.


Esta forma de indiferença religiosa é verdadeiramente letal e é rejeitada pela própria luz da razão natural, que nos adverte claramente que entre religiões discordantes, se uma é verdadeira, a outra é necessariamente falsa, e que não pode existir nenhuma relação entre a luz e as trevas. É necessário, Veneráveis ​​Irmãos, proteger o povo contra estes enganadores, ensinar que o Catolicismo é a única religião verdadeira, segundo as palavras do Apóstolo: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo”.» (Ef 4.5). Portanto, como disse Jerônimo, será profano aquele que comer o cordeiro fora desta casa, e aquele que não se refugiar na arca de Noé durante o dilúvio perecerá. E de facto, além do nome de Jesus, nenhum outro nome é concedido aos homens que os possa salvar (Act 4,12); quem acreditar será salvo, quem não acreditar será condenado (Mc 16,16).


Devemos também monitorizar as companhias daqueles que publicam novas traduções da Bíblia em todas as línguas vulgares, contra as regras saudáveis ​​da Igreja, segundo as quais os textos são astuciosamente distorcidos em significados aberrantes, dependendo do humor de cada tradutor. Essas versões são distribuídas gratuitamente em todos os lugares, a custos exorbitantes, até mesmo para os mais ignorantes, e muitas vezes contêm escritos perversos para que os leitores bebam um veneno letal, onde pensavam estar atraindo as águas da sabedoria saudável. Há já algum tempo que a Sé Apostólica alerta o povo cristão contra este ataque à fé e condena os autores de tão grande desgraça.. Com o mesmo propósito, o sagrado Concílio de Trento, para refrear as mentes mais inquietas, emitiu o seguinte decreto: « Em questões de fé e costumes que dizem respeito à doutrina cristã, ninguém ousa confiar na sua própria sabedoria e traduzir a escritura sagrada , distorcendo-o segundo o seu próprio talento, ou seja, interpretando-o num sentido diferente daquele que a Santa Madre Igreja sempre seguiu ou contra o acordo unânime dos Padres» . Embora pareça evidente a partir destes decretos canônicos que tais ataques contra a Religião Católica há muito foram rejeitados, ainda assim os Nossos últimos Predecessores de feliz memória, cheios de preocupação pela segurança do povo cristão, tiveram o cuidado de reprimir aquelas ousadias nefastas que eles viram renovação por toda parte, e sobre o assunto publicaram severas cartas apostólicas ( Leia, entre outras, a carta apostólica de Pio VII ao Arcebispo de Gniezno de 1 de junho de 1816, e ao Arcebispo de Mohilew, de 3 de setembro de 1816) . Usem as mesmas armas, Veneráveis ​​Irmãos, para travar as batalhas do Senhor, enquanto a sagrada doutrina corre tão grande perigo, para que o veneno letal não se espalhe entre o seu rebanho, trazendo ruína aos próprios Soberanos.


Assim, depois de ter evitado a distorção das Sagradas Escrituras, é vosso dever, Veneráveis ​​Irmãos, dirigir os vossos esforços contra aquelas sociedades secretas de homens facciosos que, inimigos de Deus e dos Príncipes, estão todos dedicados a provocar a ruína do Igreja, para minar os Estados, para subverter a ordem universal e, tendo quebrado as restrições da verdadeira fé, abriram o caminho para todos os tipos de maldade. Estas pessoas tentam esconder nas trevas dos ritos arcanos a iniquidade dos seus conselhos e das decisões que neles tomam, e por isso têm despertado graves suspeitas em relação àqueles feitos infames que, devido à tristeza dos tempos, como que do brilho de um abismo, irrompeu em suprema ofensa contra a sociedade religiosa e civil. Portanto os Sumos Pontífices Clemente XII, Bento XIV, Pio VII e Leão XII (Clemente XII, com a constituiçãoEm eminente ;Bento XIV com a constituição Providas ; Pio VII, com a constituição Ecclesiam a Jesu Christo ; Leão XII com a constituição Quo graviora), de quem somos sucessores, ainda que muito inferiores em mérito, excomungou essas sociedades secretas (seja qual for o seu nome) com cartas apostólicas públicas, cujas disposições confirmamos na plenitude do Nosso poder apostólico, ordenando a sua escrupulosa observância. Nós, com todo o nosso zelo, garantiremos que a Igreja e a sociedade civil não recebam nenhum dano da conspiração destas seitas e invocamos a vossa assiduidade diária neste empreendimento, para que, vestindo a armadura da constância e fortalecendo validamente a unidade de espíritos, podemos apoiar a nossa causa comum, ou melhor, a causa de Deus, para destruir os baluartes erguidos pela fétida impiedade dos homens maus.


Entre todas estas sociedades secretas, decidimos descrever uma em particular, recentemente criada com o objectivo de corromper as almas dos adolescentes que frequentam ginásios e escolas secundárias. Esta seita tenta, com astúcia, contratar professores corruptos que conduzam os discípulos pelos caminhos de Baal, com doutrinas contrárias a Deus, sabendo muito bem que as mentes e os costumes dos alunos são moldados pelos preceitos dos professores.


Somos, portanto, levados a lamentar, a gemer, que a licenciosidade dos jovens tenha chegado ao ponto de eliminar o medo da Religião, de rejeitar a disciplina dos costumes, de se opor à santidade da mais pura doutrina, de espezinhar os direitos dos religiosos e poder civil, para não mais se envergonhar de nenhum crime, de nenhum erro, de nenhuma audácia, por isso podemos dizer deles, com Leão Magno: “A sua lei é a mentira, o diabo é a sua religião, a torpeza é o seu culto ” . Removam todos esses males de suas Dioceses, ó Irmãos, e, com o melhor de sua autoridade e influência, façam com que elas sejam responsáveis ​​pela educação de jovens eminentes não apenas por sua cultura literária, mas acima de tudo por sua pureza de vida e de misericórdia.


Neste sentido, acompanhai com o mais assiduo cuidado os seminários cuja tutela vos foi confiada de modo particular pelos Padres do Concílio de Trento. Com efeito, dos seminários deverão provir aqueles que, perfeitamente educados na disciplina cristã e eclesiástica, e nos princípios da mais sã doutrina, demonstrem tal devoção no cumprimento do seu ministério divino, tal doutrina na educação do povo, tal A severidade dos costumes que o ministério que lhes foi confiado será apreciada também pelos profanos, e poderão, com palavras virtuosas, repreender aqueles que se desviam do caminho da justiça. Pedimos a sua preocupação, para o bem da Igreja, de dedicar todo o seu zelo na escolha daqueles a quem será confiado o cuidado das almas,


Visto que livros desastrosos proliferam imensamente por toda parte, através dos quais o ensino dos ímpios se espalha como um tumor por todo o corpo da Igreja (2Tm 2,17), vigie o seu rebanho e não se intimide com qualquer esforço para afastar a peste daqueles livros, dos quais nada é mais pernicioso; admoestai as ovelhas de Cristo que vos foram confiadas com as palavras de Pio VII, nosso santíssimo predecessor e benfeitor ( In litt. encyclis ad Universos episcopos Datis Venetiis), segundo a qual o rebanho deve considerar como pastos saudáveis ​​(e deles alimentar-se) apenas aqueles para os quais a voz e a autoridade de Pedro os convidaram; se essa voz o avisa e o chama de outros pastos, considere-os nocivos e pestíferos, afaste-se deles com horror e não se deixe enganar por nenhuma aparência ou lisonja perversa.


Mas, dados os tempos em que vivemos, decidimos recomendar fortemente ao vosso amor pela saúde das almas, que infundam no vosso rebanho a veneração pela santidade do matrimónio, para que nunca aconteça nada que diminua a dignidade deste grande sacramento. , que ofende a pureza do leito nupcial, podendo insinuar qualquer dúvida sobre a indissolubilidade do vínculo conjugal; este objectivo será alcançado se o povo cristão estiver plenamente convencido de que o matrimónio não está sujeito apenas às leis humanas, mas também à lei divina; que deve ser considerado um bem sagrado e não apenas uma realidade terrena e que, portanto, está totalmente sujeito à Igreja. Na verdade, o vínculo conjugal que outrora não tinha outra finalidade senão a de procriar e dar continuidade à espécie, agora foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento e enriquecido com dons celestiais, à medida que a Graça aperfeiçoa a sua natureza; portanto, esse vínculo não é tanto encorajado pelos descendentes, mas sim educando-os sobre Deus e sua Religião divina: assim tende a aumentar o número de adoradores do verdadeiro Deus. De fato, parece que esta união conjugal, da qual Deus é o autor, representa a união perpétua e sublime de Cristo Senhor com a Igreja, e que esta união tão estreita entre marido e mulher é um sacramento, ou seja, um símbolo sagrado do amor imortal de Cristo por Sua Noiva. Desta forma é necessário educar o povo ( mas antes educando-a sobre Deus e sua Religião divina: assim tende a aumentar o número de adoradores do verdadeiro Deus. De fato, parece que esta união conjugal, da qual Deus é o autor, representa a união perpétua e sublime de Cristo Senhor com a Igreja, e que esta união tão estreita entre marido e mulher é um sacramento, isto é, um símbolo sagrado do amor imortal de Cristo por Sua Noiva. Desta forma é necessário educar o povo ( mas antes educando-a sobre Deus e sua Religião divina: assim tende a aumentar o número de adoradores do verdadeiro Deus. De fato, parece que esta união conjugal, da qual Deus é o autor, representa a união perpétua e sublime de Cristo Senhor com a Igreja, e que esta união tão estreita entre marido e mulher é um sacramento, isto é, um símbolo sagrado do amor imortal de Cristo por Sua Noiva. Desta forma é necessário educar o povo (Catecismo Legatur. Rom. às paróquias matrimoniais. ) e explicar-lhes o que foi sancionado e o que foi condenado pelas regras da Igreja e pelos decretos dos Concílios, para que o povo trabalhe de forma a alcançar a virtude do sacramento e não se atreva a faça o que a Igreja condenou; e, na medida do possível, pedimos ao seu zelo que lhe empreste nisso toda a piedade, doutrina e diligência de que é dotado.


Aprendestes, Irmãos, o que agora mais do que qualquer outra coisa suscita dor em Nós que, colocados no trono do Príncipe dos Apóstolos, devemos ser vencidos pelo amor a toda a casa de Deus. Acrescentam-se também outros argumentos, não menos graves. , que demoraria muito para enumerar aqui e que você certamente conhece. Mas poderíamos manter a nossa voz numa situação tão difícil para o cristianismo? Talvez, impedidos por motivos humanos, ou entorpecidos na indolência, suportemos em silêncio o rasgo da túnica de Cristo Salvador, que nem mesmo os soldados que o crucificaram ousaram dividir? . Não aconteça, queridos, que o rebanho disperso não tenha a proteção do pastor amoroso e atento! Não temos dúvidas de que vocês farão ainda mais do que este escrito lhes pede e que se aplicarão com preceitos, conselhos, obras, zelo,


Na verdade, agora, na dureza da situação, devemos rezar especialmente em espírito e com maior fervor; devemos implorar a Deus para que, ao curar as feridas de Israel, faça com que a sua santa Religião floresça em todos os lugares e que a verdadeira felicidade do povo permaneça inabalável; para que o Pai de misericórdia, voltando o seu olhar favorável para os dias do Nosso ministério, se digne guardar e iluminar o pastor do seu rebanho. Que os Príncipes mais poderosos, com seu espírito nobre e elevado, favoreçam Nosso zelo e esforços; que Deus, que lhes deu um coração dócil para cumprir as suas prescrições, os tranquilize com um suplemento de carismas sagrados, para que com tenacidade realizem aquelas ações úteis e salutares para a Igreja atingida por tantas calamidades.


Pedimos isto em súplica a Maria Santíssima Mãe de Deus, que sabemos, só Ela, aniquilou todas as heresias e que neste dia saudamos com gratidão com o título de “Auxiliadora dos Cristãos”, recordando o regresso do Nosso Santíssimo Predecessor Pio VII nesta cidade de Roma, depois de tribulações de toda espécie.


Pedimos ao Príncipe dos Apóstolos Pedro e ao seu co-apóstolo Paulo que não permitam que nenhuma convulsão nos ameace, firmes como estamos na rocha da Igreja graças ao Príncipe dos Pastores Jesus Cristo Nosso Senhor, de quem invocamos para reservar às vossas Fraternidades e aos rebanhos que vos foram confiados os mais abundantes dons de graça, de paz e de alegria, enquanto, em sinal do Nosso carinho, vos concedemos de todo o coração a Bênção Apostólica.


Dado em Roma, junto de São Pedro, no dia 24 de maio de 1829, primeiro ano do Nosso Pontificado.

Encíclica Traditi Humilitati do Supremo Pontífice - PIO VIII.


"Deus vos abençoe!!!"

Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

 

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*