Isto é o que Deus faz!

Verbo Pai
By -
0


Quem não pode fazer grandes coisas, faça ao menos o que estiver na medida de suas forças; certamente não ficará sem recompensa (Santo Antônio).

Santo Antônio nos ensina, na frase acima, a fazer aquilo que está na medida de nossas forças, ou seja, fazer aquilo que podemos fazer. Não busquemos fazer coisas grandiosas ou extraordinárias, mas fazer as pequenas com amor e dedicação. É a medida do amor que vai ser o diferencial do cristão, pois é pelo amor demonstrado às pessoas que nosso cristianismo vai ser sinal de transformação. Como Santo Antônio, procuremos fazer bem e com amor aquilo que Deus espera de nós. Cumpramos com alegria a missão que Deus nos confia.

Deste modo, hoje o papa Francisco ao refletir o Angelus nos orienta: 

As duas parábolas, que a Liturgia nos apresenta hoje, – as duas parábolas – são inspiradas precisamente na vida comum e revelam o olhar atento e profundo de Jesus, que observa a realidade e, através de pequenas imagens cotidianas, abre as janelas sobre o mistério de Deus e sobre a sucessão de eventos humanos. Jesus falou de uma forma fácil de entender; ele falou com imagens da realidade, da vida cotidiana. Dessa forma, ele nos ensina que mesmo as coisas cotidianas, que às vezes todas parecem iguais e que continuamos com distração ou esforço, são habitadas pela presença oculta de Deus; ou seja, eles têm significado. Então, nós também precisamos de olhos atentos, para sermos capazes de "procurar e encontrar Deus em todas as coisas.


Hoje Jesus compara o Reino de Deus, ou seja, sua presença que habita no coração das coisas e do mundo, com a semente de mostarda, ou seja, com a menor semente que existe: é realmente pequena. No entanto, lançada sobre o chão, ela cresce até se tornar a árvore mais alta (cf. Mt 4:31-32). Isto é o que Deus faz. Às vezes, o barulho do mundo, juntamente com as muitas atividades que preenchem nossos dias, nos impedem de parar e ver como o Senhor está conduzindo a história. No entanto – o Evangelho nos assegura – Deus está no trabalho, como uma boa semente que silenciosamente e lentamente germina. E, pouco a pouco, torna-se uma árvore exuberante, que dá vida e descanso a todos. A semente de nossas boas obras também pode parecer uma coisa pequena, mas tudo o que é bom pertence a Deus, e assim humildemente, lentamente dá frutos. Bom, lembre-se, sempre cresce de forma humilde, de uma forma oculta, muitas vezes invisível.

Queridos irmãos e irmãs, com esta parábola Jesus quer nos incutir com confiança. Em muitas situações da vida, de fato, pode acontecer que fiquemos desencorajados, porque vemos a fraqueza do bem em comparação com o poder aparente do mal. E podemos nos permitir ser paralisados pela dúvida quando descobrimos que estamos trabalhando duro, mas os resultados não são alcançados, e as coisas parecem nunca mudar. O Evangelho nos pede para dar uma nova olhada em nós mesmos e na realidade; ele nos pede ter olhos maiores, que são capazes de ver mais longe, especialmente além das aparências, a fim de descobrir a presença de Deus que como humilde amor está sempre em ação no solo de nossa vida e da história. Essa é a nossa confiança, isso é o que nos dá força para seguir em frente todos os dias, pacientemente, semeando o bem que vai dar frutos.

Como essa atitude também é importante para sair bem da pandemia! Cultivar a confiança de estar nas mãos de Deus e ao mesmo tempo para todos nós nos comprometermos a reconstruir e começar novamente, com paciência e perseverança.


Na Igreja também, as matrizes de dúvida podem se enraizar, especialmente quando presenciamos a crise da fé e o fracasso de diferentes projetos e iniciativas. Mas nunca nos esqueçamos que os resultados da semeadura não dependem de nossas habilidades: elas dependem da ação de Deus. Cabe a nós semear, e semear com amor, com dedicação e paciência. Mas a força da semente é divina. Jesus explica isso na outra parábola de hoje: o agricultor semeia a semente e depois não percebe como ela dá frutos, porque é a própria semente que cresce espontaneamente, dia e noite, quando ele menos espera (cf. vv. 26-29). Com Deus no solo mais infértil há sempre a esperança de novos brotos.


Que Maria Mais Santa, a humilde serva do Senhor, nos ensine a ver a grandeza de Deus que trabalha nas pequenas coisas e a superar a tentação do desânimo. Vamos confiar nele todos os dias!


"Deus vos abençoe!!!"

Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*