Estilo do Missionário

Verbo Pai
By -
0
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O Evangelho de hoje (cf. Mc 6, 7-13) narra o momento em que Jesus envia os doze em missão. Depois, chamando-os pelo nome, um por um, "estar com ele" ( Mc 3:14) ouvindo suas palavras e observando seus gestos de cura, agora ela convoca-los novamente para "enviá-los dois a dois" (6, 7) nas aldeias onde ele estava indo. É uma espécie de "treinamento" do que será chamado após a ressurreição do Senhor com o poder do Espírito Santo.

A passagem do Evangelho se concentra no estilo do missionário , que podemos resumir em dois pontos: a missão tem um centro ; a missão tem um rosto .

O discípulo missionário tem antes de tudo um centro de referência, que é a pessoa de Jesus, a história indica uma série de verbos que o tem por sujeito - "chamado para si mesmo", "ele levou para enviá-los", poder "," ele ordenou "," ele disse a eles "(versos 7.8.10) - de forma que o ir e trabalhar dos Doze aparecem como o radiando de um centro, a repetição da presença e trabalho de Jesus no sua ação missionária. Isso mostra como os apóstolos não têm nada para anunciar, nem sua capacidade de demonstrar, mas falar e agir como "enviados", como mensageiros de Jesus.

Este episódio evangélico também nos preocupa, e não apenas os sacerdotes, mas todos os batizados, chamados a testemunhar nos vários ambientes da vida, o Evangelho de Cristo. E mesmo para nós esta missão é autêntica apenas a partir do seu centro imutável que é Jesus, não é uma iniciativa individual de crentes, grupos ou mesmo grandes grupos, mas é a missão da Igreja inseparavelmente unida ao seu Senhor. Nenhum cristão proclama o Evangelho "por si mesmo", mas apenas enviado pela Igreja que recebeu o mandato do próprio Cristo. É precisamente o batismo que nos faz missionários. Um batizado que não sente a necessidade de anunciar o Evangelho para anunciar Jesus não é um bom cristão.

A segunda característica do estilo do missionário é, por assim dizer, um rosto , que consiste na pobreza dos meios . Seu equipamento atende a um critério de sobriedade. Os Doze, de fato, têm a ordem de "não levar nada além de um bastão para a jornada: nem pão nem saco, nem dinheiro no cinto" (v. 8). O Mestre quer que eles sejam livres e leves, sem apoio e sem favores, seguros apenas do amor dAquele que os envia, fortes apenas de sua palavra que eles vão anunciar. O pau e as sandálias são as dotações dos peregrinos, porque são tais os mensageiros do reino de Deus, não gestores onipotentes, funcionários inamovíveis, não em turnê. Pensemos, por exemplo, nesta Diocese da qual eu sou o Bispo. Vamos considerar alguns santos desta diocese de Roma: São Filipe Blacks, São Bento José Labre, St. Alexis, Santa Ludovica Albertini, Santa Francesca Romana, São Gaspar del Bufalo e muitos outros. Eles não eram funcionários ou empresários, mas humildes obreiros do Reino. Eles tinham esse rosto. E a esse "rosto" também pertence a maneira pela qual a mensagem é recebida: de fato, pode acontecer que ela não seja bem-vinda ou escutada (ver verso 11). Isso também é pobreza: a experiência do fracasso. A história de Jesus, que foi rejeitado e crucificado, prefigura o destino de seu mensageiro. E somente se estivermos unidos a ele, mortos e ressuscitados, poderemos encontrar a coragem da evangelização.

Que a Virgem Maria, a primeira discípula e missionária da Palavra de Deus, nos ajude a levar a mensagem do Evangelho ao mundo em humilde e radiante exultação, para além de qualquer rejeição, incompreensão ou tribulação.

Fonte: Vaticano.va

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*