Jornada do Advento “o Senhor vem”

Verbo Pai
By -
0
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

Hoje começamos a jornada do Advento, que culminará no Natal. O advento é o tempo que nos é dado para receber o Senhor que vem nos encontrar, também para verificar nosso desejo de Deus, olhar para frente e preparar o retorno de Cristo. Ele retornará a nós na festa do Natal, quando nos lembraremos de sua chegada histórica à humildade da condição humana; mas vem dentro de nós toda vez que estamos dispostos a recebê-lo, e voltará no final dos tempos para "julgar os vivos e os mortos". Para isso, devemos sempre estar vigilantes e esperar pelo Senhor com a esperança de conhecê-lo. A liturgia de hoje nos apresenta precisamente neste tema evocativo de vigilância e espera.

No Evangelho (cf. Mc 13, 33-37), Jesus exorta a prestar atenção e a assistir , a estar pronto para recebê-lo no momento de seu retorno. Ele nos diz: "Tenha cuidado, observe, porque você não sabe quando o tempo é [...]; Certifique-se de que quando você vir de repente, você não se encontra dormindo "(versículos 33-36).

A pessoa que presta atenção é aquela que, no barulho do mundo, não se deixa dominar pela distração ou superficialidade, mas vive de forma plena e consciente, com uma preocupação dirigida acima de tudo aos outros . Com esta atitude, percebemos as lágrimas e as necessidades dos outros e também podemos compreender as capacidades e qualidades humanas e espirituais. A pessoa atenciosa também se volta para o mundo, tentando contrastar a indiferença e a crueldade presentes nele, e regozijando-se com os tesouros da beleza que também existem e devem ser mantidos. Trata-se de ter um olhar de compreensão para reconhecer a miséria e a pobreza dos indivíduos e da sociedade e reconhecer a riqueza escondida nas pequenas coisas de todos os dias, ali mesmo, onde o Senhor nos colocou.

A pessoa vigilante é aquela que acolhe o convite para assistir, que não é sobrecarregado pelo sono do desânimo, a falta de esperança, a decepção; e, ao mesmo tempo, rejeita a solicitação das muitas vaidades de que o mundo transborda e por trás das quais, às vezes, o tempo pessoal e familiar e a serenidade são sacrificados. É a experiência dolorosa do povo de Israel, contada pelo profeta Isaías: Deus parecia ter deixado seu povo vagando longe de seus caminhos (ver 63.17), mas isso foi um efeito da infidelidade do próprio povo (cf. ). Nós muitas vezes nos encontramos nesta situação de infidelidade ao chamado do Senhor: Ele nos mostra o bom caminho, o caminho da fé, o caminho do amor, mas buscamos nossa felicidade em outro lugar.

Estar alerta e vigilante são as condições prévias para não continuar a "afastar-se dos caminhos do Senhor", perdidos em nossos pecados e em nossas infidelidades; estar atentos e estar vigilantes são as condições para permitir que Deus penetre em nossa existência, para restaurar o significado e valor para sua presença cheia de bondade e ternura. Maria Santíssima, modelo na expectativa de Deus e ícone da vigilância, guia-nos a conhecer o filho de Jesus, revivendo nosso amor por ele.

"Deus vos abençoe!!!"

Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*