Oração da Campanha da Fraternidade 2017

Verbo Pai
By -
0
Biomas brasileiros e defesa da vida

Desde 1973 os temas da Campanha da Fraternidade (CF) abordam situações socioeconômica e políticas que impactam diretamente na vida das pessoas, assim como também a questão ambiental. Aliás, a Igreja, há algum tempo, tem sido voz profética a respeito desta questão. Em 1979 inovou ao fazer uma CF dedicada à ecologia, com o tema “Preserve o que é de todos” e de lá para cá, em diversas ocasiões, as campanhas abordaram temas relacionados ao meio ambiente, como CF sobre a água em 2004, sobre o Amazonas em 2007, sobre vida no planeta em 2011 e sobre nossa Casa comum, no ano passado. Neste ano, comungando com o Papa Francisco nas preocupações pela questão ambiental, o tema é “Biomas brasileiros e defesa da vida”, com o lema “Cultivar e guardar a criação”. Será certamente um tempo muito forte e rico de reflexão e oração sobre o cuidado de nossa casa comum no Brasil com seus biomas, como a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa.

Uma conversão ecológica

O Papa Francisco fala na Laudato Si’ ser necessária uma conversão ecológica (LS 216-222). É forçoso reconhecer que a imensa maioria dos cristãos não se penitenciam pelos pecados cometidos contra a criação. Dificilmente alguém, ao se confessar, vai se acusar de não ter separado adequadamente o lixo reciclável, de ter jogado uma garrafa pet no rio ou algo semelhante. Esta conversão, dentro do espírito da Quaresma, implica, portanto, reconhecer e confessar nossos pecados contra o meio ambiente. Depois, como fruto deste reconhecimento, uma mudança de hábitos de produção e de consumo.

A Campanha da Fraternidade, portanto, enquanto populariza os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja, ajuda na conversão pessoal e social, buscando instaurar o Reino de Deus, cuja proximidade Jesus nos anuncia no evangelho nesta quaresma.

Oremos:
Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.

Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.

Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes.

Amém!

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*