Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

Verbo Pai
By -
0
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

No coração do Evangelho de hoje ( Jo 1,29-34) é a palavra de João Batista: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!"(V. 29). Uma palavra acompanhada pelo olhar e gesto de mão indicando que ele, Jesus.

Imagine a cena. Estamos na margem do rio Jordão. João está batizando; Há muitas pessoas, homens e mulheres de várias idades, que vieram aqui, para o rio, para ser batizado pelas mãos do homem que muitos lembrado Elias, o grande profeta que nove séculos antes havia purificado os israelitas da idolatria e ele levou-nos de volta à verdadeira fé no Deus da aliança, o Deus de Abraão, Isaac e Jacob.

João pregava que o reino dos céus está próximo, que o Messias vai se manifestar e você tem que se preparar, converter e agir com justiça; e começa a ser batizado no rio Jordão para dar ao povo um meio concreto de penitência (cf. Mt 3,1-6). Essas pessoas era de se arrepender dos seus pecados, fazer penitência, para começar a vida novamente. Ele sabe que John sabe que o Messias, o Ungido do Senhor está à mão, eo sinal será de reconhecer que sobre ele repousará o Espírito Santo; Na verdade, Ele trará o verdadeiro batismo, o batismo no Espírito Santo (cf. Jo 1,33).

E aqui é o momento vem: Jesus apareceu na margem do rio, no meio do povo, pecadores - como todos nós -. E 'o seu primeiro ato público, a primeira coisa que ele faz quando ele sai da casa de Nazaré, trinta anos: cai na Judéia, vá para o Jordão e foi batizado por João. Nós sabemos o que acontece - celebrámos no domingo passado -: o Espírito Santo desce sobre Jesus na forma de uma pomba e a voz do Pai proclama-O Filho dileto (cf. Mt 3,16-17). E 'o sinal de que John estava esperando. E 'Ele! Jesus é o Messias. John é confundido, porque ocorreu de uma forma impensável: entre os pecadores, batizado como eles, na verdade, para eles. Mas o Espírito ilumina John e permite-lhe saber que assim que você trabalhar a justiça de Deus, cumpre seu plano de salvação: Jesus é o Messias, o Rei de Israel, mas não com o poder deste mundo, mas como Cordeiro de Deus, que toma sobre si e tira o pecado do mundo .

Então João indica ao povo e aos seus discípulos. . Porque João tinha um grande círculo de discípulos, que o havia escolhido como seu guia espiritual, e apenas alguns deles se tornarão os primeiros discípulos de Jesus Sabemos seus nomes: Simon, mais tarde chamado de Pedro, seu irmão André, Tiago e seu irmão João . Todos os pescadores; todos os galileus, como Jesus.

Queridos irmãos e irmãs, porque temos habitavam longamente sobre esta cena? Porque é decisiva! Não é uma anedota. É um histórico decisivo! Esta cena é decisivo para a nossa fé; e é também decisiva para a missão da Igreja. A Igreja, em todas as épocas, é chamado a fazer o que fez João Batista, Jesus indicam ao povo dizendo: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." Ele é o único Salvador! Ele é o Senhor, humilde, entre os pecadores, mas Ele, Ele não é um mais poderoso, ou seja; não, não, é ele!

E estas são as palavras que nós, sacerdotes repetem todos os dias, durante a missa, quando apresentar ao povo o pão eo vinho se tornam o Corpo eo Sangue de Cristo. Este gesto litúrgico é toda a missão da Igreja, que não se anunciar. Ai, ai, quando a Igreja se proclama; perdeu a bússola, ele não sabe para onde vai! A Igreja anuncia Cristo; não leva em si, traz Cristo. Porque é Ele e somente Ele que salva seu povo do pecado, oferece-lo e guiá-lo para a terra da verdadeira liberdade.   

A Virgem Maria, Mãe do Cordeiro de Deus, ajuda-nos a acreditar nele e segui-lo.

Fonte: Vatican.va

Deus o abençoe!
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*