O Espírito Santo Conduziria a Igreja Sempre

Verbo Pai
By -
1
Por isso ela é infalível quando ensina a fé e a moral; tudo que é essencial para nos levar ao céu. Há dois mil anos a Igreja reza o mesmo Credo, e nunca um papa ou um Concílio universal revogou um dogma da fé. Isto acontece porque o Espírito Santo guia a Igreja, e Ele nunca se contradiz. O que ensinou no primeiro século, ensina hoje também.

Na última Ceia Jesus prometeu aos Apóstolos que o Espírito Santo conduziria a Igreja sempre e lhe ensinaria “toda a verdade”:
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós” (Jo 14,16-17). Note bem esse “permanecerá convosco e estará em vós”. Que promessa maravilhosa de Jesus!

“Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito” (Jo 14,25-26).
Jesus não ensinou todas as coisas para os Apóstolos, como disse São João (Cf Jo 20,30; 21,25), mas, na Santa Ceia, prometeu- lhes que o Espírito Santo as ensinaria no futuro, ao longo da História da Igreja, e ainda hoje: “Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade…” (Jo 16,12-13). Que Promessa consoladora! Esta é a alegria que temos de ser católicos, saber que essa Igreja de dois mil anos nunca errou o caminho da verdade que salva. O nosso Catecismo diz que “a salvação está na verdade” (§851). E nós temos essa verdade por obra do Espírito Santo.

Essas Promessas de Jesus aos Apóstolos na Última Ceia são maravilhosas: o Espírito Santo estará sempre na Igreja e dentro da Igreja para assisti-la e guiá-la; sem deixá-la errar o caminho da salvação que leva o povo para Deus. Quem acusar a Igreja Católica de ter errado o caminho da salvação terá um dia de acertar contas com o Senhor, pois estará duvidando de suas Promessas mais sagradas feitas à Igreja na Santa Ceia, na despedida.

O Espírito Santo faz a Igreja rejuvenescer com a força do Evangelho, renova-a continuamente e eleva-a a união com o seu Esposo. “Pois o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: Vem!” (Ap 22,17).
Jesus deu as últimas orientações aos Apóstolos, pelo Espírito Santo: “Desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao céu” (At 1,2).

Retirado do livro: Descerá sobre vós o Espírito Santo, Ed. Cléofas.

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

1Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*