News Noticias
recent

A paz porque ele confia em ti

Sem a pretensão de substituir estes meios ascéticos tradicionais, espiritualidade moderna coloca o acento sobre outros meios mais positivas para preservar a paz interior. A primeira é a confiança e abandono em Deus. "Tu fazes mantê-lo em paz aquele cuja mente está firme em ti", lê-se em Isaías (26-3). No Evangelho, Jesus motiva o seu convite a não ter medo e estar ansioso com o amanhã, com o fato de que nosso Pai celestial sabe do que precisamos, Ele, que alimenta as aves do céu e roupas para os lírios do campo (Cf. Mateus 6 : 25 e ss).

Esta é a paz da qual Teresa do Menino Jesus torna-se mestre e modelo. Um exemplo heróico desta paz, que também vem da confiança em Deus, é o mártir do nazismo Dietrich Bonhoffer. Enquanto estava na prisão aguardando a pena de morte, ele escreveu alguns versos que se tornou um hino litúrgico em muitos países anglo-saxões.

Enquanto todos os poderes da Boa ajuda e participar de nós, 
corajosamente, vamos enfrentar o futuro, seja o que pode. 
Em mesmo, e no amanhecer, Deus vai nos ajudar, 
E oh, mais certamente no dia de cada ano novo!

Em seu livro A Sabedoria de um pobre homem, Eloi Leclerc, um estudioso franciscano, conta como Francisco de Assis redescoberto paz em um momento de profunda perturbação. Ele ficou triste com a resistência de alguns em seu ideal e sentiu o peso da responsabilidade da numerosa família que Deus lhe havia confiado. Ele deixou La Verna e fui para San Damiano para encontrar Clare. Clare ouvi-lo e encorajá-lo, deu-lhe um exemplo.

"Vamos supor que uma das nossas irmãs veio me pedir desculpas por ter quebrado um objeto. Bem, sem dúvida que gostaria de fazer uma observação a ela e, como de costume, eu iria infligir um castigo para ela. No entanto, se ela veio me dizer que ela defina o convento em chamas e que tudo foi queimado, ou quase isso, eu acredito que, nesse caso, eu não teria nada para refutar. Eu ficaria espantado e oprimido por um evento maior do que eu. A destruição do convento é muito grande um acontecimento para mim estar profundamente perturbado. O próprio Deus construiu não pode ser fundada na vontade ou capricho de uma criatura humana. Edifício de Deus é fundada sobre bases muito mais sólidas. "

Francisco compreendeu a lição e respondeu:
"O futuro desta grande família religiosa que o Senhor confiou aos meus cuidados constitui também importante um evento para me a depender de mim mesmo sozinho e na minha força fraca, para mim ser incomodado. Este é um evento de Deus. Você disse muito bem. Mas rezo para que esta flor palavra em mim como uma semente de paz ". 

O Poverello retornou a seu próprio em melhores espíritos, repetindo para si mesmo ao longo do caminho: "Deus existe, e isso é o suficiente! Deus existe e isso é o suficiente! "Ele não é um episódio historicamente documentados, mas ele interpreta bem, no estilo do" Fioretti ", um momento de vida de Francisco.

Estamos nos aproximando do Natal e eu gostaria de trazer à tona o que eu acredito que é a forma mais eficaz para que todos possam manter a paz do coração, ou seja, a certeza de ser amado por Deus. "Paz na terra aos homens que Deus ama," ao pé da letra: "Paz na terra aos homens que Ele ama (eudokia)" (Lucas 2:14). A Vulgata traduziu este termo como "boa vontade" (bonae voluntatis), pretendendo com ela a boa vontade dos homens, ou homens de boa vontade. No entanto, é uma interpretação errônea, reconhecido por todos hoje como tal, mesmo que por respeito para com a tradição, no Glória da Missa, continuamos a dizer ", e paz na terra aos homens de boa vontade." As descobertas de Qumran contribuiu com a prova definitiva. "Os homens, ou filhos de benevolência" foram chamados em Qumran, filhos da luz, os eleitos da seita. Por isso, é sobre homens que são o objeto da benevolência divina.

Com os essênios de Qumran, "o consentimento divino" discrimina; é só para o adepto da seita. No Evangelho "paz na terra aos homens com quem ele quer bem", a "benevolência divina" é para todos os homens, sem exceção. É como quando alguém diz que "os homens nascidos de mulher"; que não compreende que disse que alguns nascem de mulher, e outros não, mas apenas para caracterizar todos os homens com base na forma como eles vieram ao mundo. Se a paz foi concedido aos homens por sua "boa vontade", então ele seria limitado a alguns, para aqueles que merecê-lo; mas como é concedido pela boa vontade de Deus, pela graça, é oferecido a todos.

"Assueta vilescunt," os latinos disse; coisas que se repetem muitas vezes são aviltada, mordendo o perdão, e isso, infelizmente, também acontece com as palavras de Deus. Devemos cuidar para que isso não aconteça também neste Natal. As palavras de Deus são como fios elétricos. Se a corrente passa por eles, um se tocou recebe um choque; se não houver corrente passa, ou caso tenha isolando luvas, eles podem ser gerenciados tanto quanto se deseja, eles não dão um choque. O poder ea luz do Espírito está sempre agindo, mas isso depende de nós para recebê-lo, por meio da fé, desejo e oração. Que força, que novidade essas palavras continha: "Paz na terra aos homens que Ele ama", quando eles foram pronunciados pela primeira vez! Temos de refazer para nós mesmos uma orelha virgem, o ouvido dos pastores que ouviram pela primeira vez e "sem demora" foi na estrada.

Saint Paul indica um método para vencermos todas as nossas ansiedades e redescobrir a paz do coração de cada vez, através da certeza de ser amado por Deus. Ele escreve:
"Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não havia de nos dar também todas as coisas com ele? [...] Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? [...] Não, em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por meio daquele que nos amou "(Romanos 8: 31-37).

A perseguição, os perigos, a espada: ela não é uma lista abstrato ou imaginário; eles são, de fato, as razões para a angústia, que ele experimentou em sua vida. Ele os descreve longamente na Segunda Carta aos Coríntios (cf. 2 Coríntios 11:23 ff). O Apóstolo Comentários-los agora em sua mente e vê que nenhum deles é tão forte como a realização de uma confrontação com o pensamento do amor de Deus. O Apóstolo nos convida implicitamente a fazer o mesmo: de olhar para a nossa vida, como ela se apresenta, e trazer à tona os medos e motivações para a tristeza que se aninham-se no seu interior e que não nos permite aceitar serenamente: que o complexo, esse defeito físico ou moral, que falha, que a memória dolorosa. Exponha tudo à luz do pensamento de que Deus nos ama e terminar com o Apóstolo: "Em todas estas coisas, eu posso ser mais do que vencedor por meio dele que me amou."

De sua vida pessoal, o apóstolo passa imediatamente após a considerar o mundo que o rodeia. Ele escreve:
"Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do o amor de Deus em Cristo Jesus, nosso Senhor "(Romanos 8: 37-39).

Ele observa seu mundo, com os poderes que o tornaram ameaçadora: a morte com seu mistério, a vida presente com as suas seduções, o astral ou poderes infernais que incutiu tanto terror no homem antigo. Somos convidados a fazer o mesmo também aqui: olhar, à luz do amor de Deus, o mundo que nos rodeia e que nos faz medo. O que Paulo chama de "altura" e "profundidade", são para nós infinitamente grande lá em cima e infinitamente pequeno até aqui, o universo e do átomo. Tudo está pronto para nos esmagar; o homem é fraco e sozinho em um universo que é muito maior do que ele e que tornou-se, além disso, ainda mais ameaçador, na sequência das suas descobertas científicas, para não falar de guerras, doenças incuráveis, do terrorismo hoje ... No entanto, nada disso pode separar-nos do amor de Deus. Deus criou o universo e tem-o firmemente na mão! Deus é, e isso é o suficiente!

Santa Teresa de Ávila nos deixou uma espécie de testamento, que é útil para repetir a nós mesmos cada vez que estão em necessidade de encontrar a paz do coração de novo: "Que nada incomodá-lo, não deixe que nada affright você; todas as coisas estão passando, Deus nunca muda; paciência tudo alcança; quem tem Deus nada falta. Deus só suficiente. "

Que o Natal do Senhor, Santo Padre, veneráveis ​​padres, irmãos e irmãs, ser verdadeiramente para nós, como São Leão Magno disse, "o nascimento da paz"! - De todas as três dimensões da paz: a de que entre o céu e a terra, que, entre todos os povos e que em nossos corações.

Trechos retirados do sermão do advento de 2014 do Frei Raniero Cantalamessa.

Deus abençoe você!!!
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai


Verbo Pai

Verbo Pai

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.