O Verdadeiro Sentido da Cruz

Verbo Pai
By -
0
"A Cruz é vista como a glória de Cristo. A sua glorificação começa na Cruz - sinal da nossa salvação. A cruz tem um profundo significado de obediência e fidelidade de Cristo ao projeto do Pai. Ele esvazia-se de Si e por amor entrega-se à humanidade. A Cruz é também esse grande sinal de entrega de amor que possibilitou a nossa salvação." (Padre Júlio César é Prior da Ordem da Santa Cruz no Brasil, 2013)

São Paulo aos Filipenses relata toda entrega do Senhor Jesus na Cruz. "Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é Senhor." (Filpenses 2, 5-11)

A cruz em si não tem nenhum sentido, diz padre Júlio, recordando algumas igrejas que têm a cruz, mas sem a imagem do Cristo crucificado. Isso, para o sacerdote, pode favorecer um esvaziamento do verdadeiro significado do crucifixo na vida dos fiéis, visto ser necessário o Cristo para seu completo sentido. “Pensar a cruz isoladamente é esvaziar seu primeiro sentido: a Pessoa de Jesus Cristo, em sua morte redentora.”(Padre Júlio César é Prior da Ordem da Santa Cruz no Brasil, 2013)

"Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o Evangelho; e isso sem recorrer à habilidade da arte oratória, para que não se desvirtue a cruz de Cristo. A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina. Está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e anularei a prudência dos prudentes (Is 29,14). Onde está o sábio? Onde o erudito? Onde o argumentador deste mundo? Acaso não declarou Deus por loucura a sabedoria deste mundo? Já que o mundo, com a sua sabedoria, não reconheceu a Deus na sabedoria divina, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura de sua mensagem." (I Cor 1, 17-21)

“A cruz é um sinal da presença salvífica de Deus na minha vida, não um amuleto, mas sinal desse discipulado que assumo com Cristo, de caminhar com ele. E, claro, sinal dessa redenção, dessa morte redentora de Cristo, desse madeiro que se tornou local da sua glória. Não podemos entender como amuleto de sorte, se eu não usar estou desprotegido, mas como sinal da minha adesão a Cristo. Somos convidados a perceber a cruz que carregamos no peito a partir dessa perspectiva." (Padre Júlio César é Prior da Ordem da Santa Cruz no Brasil, 2013)

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*