Paixão do Senhor

Verbo Pai
By -
0
"Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus, que Deus predeterminou para propiciação pela fé no seu sangue [...], para provar sua justiça no tempo presente que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus "(Rm 3, 23-26).

Chegamos ao cume da fé e seu momento decisivo. Esta é a fé que salva, "a fé que vence o mundo" (1 João 5:5)! Fé - dotação para que nós fazemos a nossa salvação por Cristo, que vestiu o manto de sua justiça. Por um lado, há a mão estendida de Deus, que oferece a sua graça ao homem, a mão do outro homem que estende a mão para recebê-lo pela fé. A "nova e eterna aliança" é selado com um aperto de mão entre Deus eo homem.

Nós temos a capacidade para assumir este dia, a decisão mais importante da vida, que se abre diante dos portões da eternidade: crer! A acreditar que "Jesus morreu por nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação" (Rm 4, 25)! Em um quarto de século de Páscoa homilia, o bispo falou estas palavras excepcionalmente modernas e existencial: "Para cada pessoa, o princípio da vida é que, a partir do qual Cristo é sacrificado por ele. Mas Cristo foi sacrificado por ele quando ele reconhece a graça e se torna consciente da vida adquiridos pelo quell'immolazione "(Homilia de Páscoa do ano 387, na SCh 36, p. 59 s.).

Que extraordinário! Esta Sexta-feira Santa celebra na fé e na presença do novo sucessor de Pedro, poderia ser, se quisermos, o início de uma nova vida. Bispo Hilário de Poitiers, que se converteu ao cristianismo como um adulto, olhando para trás em sua vida passada, ele disse: "Antes eu te conhecia, eu não existisse."

O que é necessário é apenas que não escondem como Adão, depois do pecado, nós reconhecemos a necessidade de ser justificada, que não auto-justificar. A parábola do publicano foi para o templo e fez uma breve oração: "Ó Deus, tem piedade de mim, pecador". E Jesus diz que o homem foi para casa "justificado", ou seja, feitas na sua frente, perdoado, feitos novas criaturas, eu acho cantando alegremente para si mesmo (Lucas 18:14). O que ele tinha feito tão extraordinário? Nada foi colocado na verdade diante de Deus, ea única coisa que Deus precisa para agir.
***
Como quem, em escalar uma parede da montanha, tendo superado uma passagem perigosa, pára por um momento para recuperar o fôlego e admirar a paisagem nova que está aberta na frente dele, assim como o apóstolo Paulo, no início do capítulo 5 da Carta para os romanos, depois de proclamar a justificação pela fé:

"Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé, a esta graça na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus , não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, também, sabendo que a tribulação produz a paciência, ea experiência, paciência e esperança experiência. Ora, a esperança não nos decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado "(Rm 5. 1-5).

Hoje são feitas a partir de satélites artificiais, fotografias infravermelhas de regiões inteiras da terra e de todo o planeta. Como é diferente a paisagem vista de cima, à luz desses raios, em comparação com o que vemos no dia standoci dentro! Lembro-me de uma das fotos de satélite primeira espalhados pelo mundo, reproduzindo a península do Sinai inteiro. As cores eram muito diferentes, os relevos mais óbvias e depressões. É um símbolo. Mesmo a vida humana, vista ao infravermelho da fé, do alto do Calvário, é diferente do que é visto "a olho nu".

"Tudo - disse o sábio do Antigo Testamento - acontece também para a direita e para o mau ... Percebi que, no sol, em vez de a lei não é maldade, e no lugar da justiça há maldade "(Eclesiastes 3, 16, 9, 2). De fato, em todas as vezes que vi a maldade triunfante e inocência humilhado. Mas por que no mundo não acreditam que há algo de fixo e seguro, aqui, observe a Bossuet, às vezes você vê o oposto, ou seja, a inocência no trono e da culpa no cadafalso. Mas o que eu acabei Qoheleth? "Então eu pensei: Deus julgará o justo eo ímpio, porque há um tempo para tudo" (Eclesiastes 3, 17). Ele encontrou o ponto de vista que coloca a alma em paz.

O que Qoheleth não sabia e que nós sabemos é que esse julgamento já aconteceu ", diz Ora-Jesus caminhando à sua paixão - é o julgamento deste mundo, agora será lançado fora o príncipe deste mundo, e eu, quando eu for levantado da terra, atrairei todos a mim "(Jo 12, 31-32).

Em Cristo crucificado e ressuscitado, o mundo chegou ao seu destino final. O progresso da humanidade avança a um ritmo vertiginoso, e agora a humanidade vê desenrolar diante dele horizontes novos e inesperados, o resultado das suas descobertas. Ainda assim, pode-se dizer que já chegou ao fim do tempo, porque em Cristo, que veio para o Pai, a humanidade chegou ao seu objetivo final. Já começaram os novos céus ea nova terra.

Apesar de toda a miséria, injustiça e da monstruosidade na terra, ele já abriu a ordem final no mundo. O que vemos com os nossos olhos podem sugerir o contrário, mas o mal ea morte são, na verdade, derrotado para sempre. Suas fontes secaram, a realidade é que Jesus é o Senhor do mundo. O mal foi vencida pela redenção radical Ele traz. O novo mundo já começou.

Uma coisa acima de tudo parece diferente, como pode ser visto através dos olhos de fé: a morte! Cristo entrou na morte como você anda em uma prisão escura, mas foi liberado da parede oposta. Não voltar de onde veio, como Lázaro de volta à vida para morrer novamente. Ele abriu uma brecha para a vida que ninguém pode fechar, e para que todos possam seguir. A morte não é mais um muro contra o qual quebra toda esperança humana, tornou-se uma ponte para a eternidade. A "Ponte dos Suspiros", talvez porque ninguém gosta de morrer, mas uma ponte, já não é um abismo que engole tudo. "O amor é forte como a morte, diz o Cântico dos Cânticos" 8:6). Em Cristo é mais forte que a morte!

Em sua "História Eclesiástica do povo inglês", o Venerável Bede conta como a fé cristã fez a sua entrada no norte da Inglaterra. Quando os missionários de Roma chegou em Northumberland, o rei do lugar chamado um conselho de notáveis ​​para decidir se permite ou não, para divulgar a nova mensagem. Alguns dos presentes foram a favor, outros contra. Era inverno e havia neve lá fora e nevasca, mas o quarto foi iluminado e quente. Em um ponto, um pássaro veio de um buraco na parede, pairou por um "pouco assustado no quarto, e depois desapareceu através de um buraco na parede oposta.

Em seguida, levantou-se um dos presentes e disse: "Senhor, a nossa vida neste mundo é como o pássaro. Nós não sabemos onde, por um tempo, enquanto "nós apreciamos a luz eo calor deste mundo e depois desaparecem de volta para a escuridão, sem saber para onde estamos indo. Se estes homens são capazes de revelar algo do mistério de nossas vidas, devemos ouvi-los. " A fé cristã poderia retornar ao nosso continente e no mundo secular, pela mesma razão que você fez sua entrada: como um, isto é, que tem de dar uma resposta definitiva para as grandes questões da vida e da morte.

A cruz separa os crentes dos incrédulos, porque, para alguns, é um escândalo e loucura, o outro é o poder de Deus e sabedoria de Deus (cf. 1 Cor 1, 23-24), mas em um sentido mais profundo que combina todos homens, crentes e não-crentes. "Jesus teve que morrer [...] não só pela nação, mas para reunir todos os filhos de Deus que andavam dispersos" (Jo 11, 51 s.). Os novos céus ea nova terra pertencem a todos e para todos, que Cristo morreu por todos.

A urgência decorre este é evangelizar: "O amor de Cristo nos impele, pensar que um só morreu por todos" (2 Coríntios 5:14). Obriga-nos a evangelizar! Nós anunciamos ao mundo a boa notícia de que "não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus, porque a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus nos libertou da lei do pecado e da morte" (Rm 8, 1-2).

Há uma história de Franz Kafka judeu é um poderoso símbolo religioso e assume um novo significado, quase profética, ouvido sexta-feira. É chamado de "Uma mensagem imperial". É sobre um rei que, em seu leito de morte, ele chama-se um assunto de perto e sussurra uma mensagem. É importante que a mensagem de modo a que se faz de repetição, por sua vez, para o ouvido. Então despede com uma onda que o mensageiro que fica no caminho. Mas nós ouvimos diretamente do autor seguido pela história, marcado pela quase onírica, tom de pesadelo típico deste escritor:

"Avançando horas um braço, depois o outro, o mensageiro faz o seu caminho através da multidão e faz a luz como ninguém. Mas a multidão é imensa, suas residências exterminados. Como se ela voaria grátis! Em vez disso, ele se esforça em vão, ainda continua a luta através das salas interiores do palácio, do qual nunca sairá. E mesmo se ele conseguisse isso, não quer dizer nada, deve esforçar-se para descer as escadas. E mesmo se ele conseguisse isso, ele não fez nada ainda: deve cruzar os pátios, e depois de os pátios, o segundo círculo de edifícios. Ele conseguiu se apressar, finalmente, para fora da porta passado - mas isso nunca, nunca acontecer - que antes lhe a cidade imperial, o centro do mundo, onde são amontoados montanhas de seus detritos. Lá no meio, ninguém é capaz de se mover para a frente, mesmo com a mensagem dos mortos. Você, por sua vez, sente-se na sua janela e sonho de que a mensagem quando a noite vem "(F. Kafka, uma mensagem imperial, em Histórias, Milão 1972, p. 146 s.)

De seu leito de morte, também Cristo confiou à sua Igreja uma mensagem: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura" (Mc 16, 15). Há ainda muitos homens que estão na janela e sonho, sem saber, uma mensagem como a sua. John, eu acabei de ouvir, disse o soldado perfurou o lado de Cristo na cruz ", porque cumpriu a Escritura, que diz:" Hão-de olhar para Aquele que trespassaram »(Jo 19, 37). Em Apocalipse acrescenta: "Eis que vem com as nuvens e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram, e todas as tribos da terra se lamentarão por ele" (Ap 1:7).

Esta profecia não anuncia a última vinda de Cristo, quando ele já não é o tempo de conversão, mas de julgamento. Em vez descreve a evangelização dos povos. Nele há uma vinda misteriosa mas real do Senhor que traz a salvação. Sua não será um grito de desespero, mas de arrependimento e de consolação. E "Este é o significado da profecia da Escritura que João vê realizado no lado trespassado de Cristo, ou seja, Zacarias 12, 10:" Derramarei sobre a casa de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém o espírito de graça e de súplicas, e olharão para mim , a quem traspassaram ".

Evangelização tem uma origem mística e é um dom que vem da cruz de Cristo, que o lado aberto, do sangue e da água. O amor de Cristo, como a da Trindade, que é a manifestação histórica, é "diffusivum em" tende a se expandir e chegar a todas as criaturas ", especialmente os mais necessitados de sua misericórdia." A evangelização cristã não é a conquista, não é propaganda, é dom de Deus para o mundo em seu Filho Jesus "dar a alegria Chefe de fluxo de vida sentimento de seu coração ao seu corpo, para vivificar os seus membros distância.

Nós devemos fazer o possível para que a Igreja se tornam cada vez que castelo complicado e espaço descrito por Kafka, ea mensagem pode sair dela tão livre e alegre quando começou sua execução. Sabemos quais são os impedimentos que podem reter o mensageiro: divisórias, daqueles entre as várias igrejas cristãs entre eles, a burocracia excessiva, desperdiçar leis cerimoniais e disputas do passado, que se tornaram um dos escombros .

Em Apocalipse, Jesus diz que ele está à porta e bate (Ap 3:20). Às vezes, como foi observado por nosso Papa Francisco, não bater para entrar, mas batendo de dentro porque ele quer sair. Sair para os "subúrbios existenciais do pecado, o sofrimento, a injustiça, ignorância e indiferença à religião, de toda forma de miséria."

Como acontece com algumas construções antigas. Ao longo dos séculos, para atender as necessidades do momento, você está cheio de divisórias, de escadas, quartos e salas pequenas. Chega um momento em que você percebe que todas essas adaptações não são mais sensíveis as necessidades atuais, mas eles estão no caminho, e então temos de ter a coragem de derrubá-los e trazer o prédio de volta à simplicidade e franqueza de suas origens. Foi a missão que ele recebeu um dia um homem que estava rezando diante do crucifixo de São Damião: "." Vai, Francisco, e repara a minha Igreja "

"Quem está à altura da tarefa" Ele perguntou o Apóstolo aterrorizado diante da tarefa sobre-humana de estar no mundo "aroma de Cristo", e aqui está a resposta que é verdade hoje: "Não é que estamos a nos capazes de pensar alguma coisa, como de nós, a nossa capacidade vem de Deus, que nos fez idôneos para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito, pois a letra mata, mas o Espírito dá vida " (2 Cor 2, 16, 3, 5-6).

Que o Espírito Santo, neste momento que você abrir uma nova era para a Igreja, cheio de esperança, desperta nos homens que estão na janela à espera de uma mensagem e mensageiros dispostos a levá-la a eles, mesmo ao custo de vida.


"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai
 

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*