Como é difícil para aqueles que têm riquezas entrar no reino de Deus.

Verbo Pai
By -
0
Queridos irmãos e irmãs!

 No Evangelho deste domingo ( Mc 10,17-30) tem como tema principal a riqueza. Jesus ensina que é muito difícil para um rico entrar no reino de Deus, mas não impossível, de fato, Deus pode conquistar o coração de uma pessoa que possui uma grande riqueza e empurrar para a solidariedade e de partilha com os mais necessitados, com os pobres, para que entrar na lógica do dom. Desta forma, fica no caminho de Jesus Cristo, que - como escreve o apóstolo Paulo - "sendo rico, se fez pobre por vós, porque vos enriquecer com a sua pobreza" ( 2 Cor 8, 9).

Como acontece muitas vezes nos Evangelhos, todos inspirados por um encontro com Jesus a um homem que "tinha grandes posses" ( Mc 10:22). Ele era uma pessoa que desde a sua juventude observado fielmente todos os mandamentos da Lei de Deus, mas não tinha encontrado a verdadeira felicidade, e por isso Jesus pergunta como "herdar a vida eterna" (v. 17) . Por um lado, ele é atraído, como todo mundo, a plenitude da vida e, por outro, estar acostumado a contar com sua própria riqueza, ele acha que a vida eterna pode de alguma forma "comprar", talvez observando um mandamento especial. Jesus toma o desejo profundo que está em que a pessoa, - observa o evangelista - fixa-lhe um olhar cheio de amor: o olhar de Deus (cf. v 21.). Mas ele também entende o que é a fraqueza do homem, é o seu apego a suas muitas posses, e, portanto, se propõe a dar aos pobres, de modo que o seu tesouro - e seu coração - não mais em terra, mas no céu, e acrescentou: "Vem! Siga-me "(v. 22). Que este, no entanto, em vez de receber com alegria o convite de Jesus, vai embora triste (cf. v. 23), porque ele não pode romper com suas riquezas, que nunca vai dar-lhe felicidade e vida eterna.

E 'neste ponto que Jesus dá aos seus discípulos - e para nós hoje - o seu ensinamento: "Como é difícil para aqueles que têm riquezas entrar no reino de Deus" (v. 23). A estas palavras, os discípulos ficaram chocados, e ainda mais depois que Jesus acrescentou: "É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus." Mas, vendo atônito e disse: "Não é possível os homens, mas não para Deus! Porque tudo é possível para Deus "(cf. vv. 24-27). É o que diz São Clemente de Alexandria: "A parábola ensina que os ricos não devem negligenciar a sua salvação, como se eles foram condenados, nem devem abandonar a riqueza nem condená-lo tão insidioso e hostil à vida, mas eles têm de aprender a usar o obter riqueza ea vida "( que você vai economizar rico? , 27, 1-2). A história da Igreja está cheia de exemplos de pessoas ricas que têm usado seus ativos de uma forma evangélica, mesmo alcançar a santidade. Basta pensar em São Francisco, St. Elizabeth da Hungria ou St. Charles Borromeo. A Virgem Maria, Sede da Sabedoria, ajuda-nos a aceitar com alegria o convite de Jesus para entrar na plenitude da vida.

Após o Angelus

Queridos irmãos e irmãs! Ontem, em Praga, foram beatificados Federico Bachstein e Irmãos 13 da Ordem dos Frades Menores. Eles foram mortos em 1611 por causa de sua fé. Bem-aventurados são os primeiros do " Ano da Fé , e mártires nos lembram que crêem em Cristo significa estar disposto a sofrer com Ele e para Ele.

Fonte: vaticano.va

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*