Ser Pessoa na Medida e na Forma do Cristo

Verbo Pai
By -
0


A luz de Cristo, é que será plenamente revelado o significado de ser imagem de Deus. Quem é a verdadeira imagem de Deus? É o Cristo morto e ressuscitado: "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criatura, porque nele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e invisíveis" (Cl 1,15s). Agora sim, à luz de Cristo sabemos o que significa ser imagem de Deus: desde o princípio, ao nos criar, o Pai, que tudo sabe e para quem tudo é hoje, tinha diante dos olhos o seu Filho morto e ressuscitado. Nosso modelo, nossa forma é o Cristo glorificado! Ele é o destino de todo ser humano: seremos nós mesmos quanto mais formos à imagem do Cristo glorioso, que é a imagem do próprio Deus. Quanto mais formos parecidos com Jesus, mas seremos aquilo para que fomos criados! Cristo é a forma, a medida e a realização de todo ser humano, já que fomos criados através dele e para ele!

Eu tenho que ser eu. Uma pessoa só pode ser pessoa, se ela é dona de si. Nós temos que tomar posse do que somos.Somos a imagem e semelhaça de Deus. Quantas coisas você possui e ainda não tomou posse? O amor é a capacidade de descobrir no outro o que ele ainda não viu que tem. É como se você tivesse uma grande propriedade e não tivesse a capacidade de andar por ela para demarcá-la, e não a conhece na totalidade. Mas aos poucos vai sendo dono daquilo que já é seu.

Ser pessoa é ser dono de você mesmo, e saber lidar com seu jeito de ser, de amar, de sentir, de pensar, de ter suas limitações e saber o que você pode. Quantas vezes você se dispôs a ser o que não era, dizendo 'sim' onde era para dizer 'não'? Você não teve consciência do que não podia. É o que Jesus sempre fez com as pessoas. Fazendo-as tomarem posse do próprio território, de si mesmas. 'Eu sou dono de mim, e não abro mão'.

Ser pessoa não é só contemplar o que sou e tenho de melhor, mas ser pessoa é descobrir e cultivar o que tenho de melhor para que outros sejam beneficiados. Como Jesus fazia o tempo todo em sua capacidade de se doar e ensinar, é preciso se doar também. É necessário tomar cuidado para outra pessoa não tomar posse do que você é, pois a partir daí você não terá mais domínio sobre o que é seu. Se não sou capaz de tomar conta de mim, perco meus talentos e não me possuo mais. Quantas vezes você foi machucado nesta vida e pessoas lhe roubaram? Quando não me possuo, tenho dificuldade de ser para o outro, e corro o risco de não ser o que devo ser.

Estabeleça o seu limite. Seja firme!

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*