News Noticias
recent

O Culto da Eucaristia e da sua Sacralidade



Queridos irmãos e irmãs!

Hoje à noite eu gostaria de meditar com você em dois, inter-relacionados, o mistério da Eucaristia: o culto da Eucaristia e da sua sacralidade. É importante para levá-los em consideração para protegê-los das mesmas visões cheias de mistério, como as que ocorreram no passado recente.

Primeiro de tudo, uma reflexão sobre o valor da adoração eucarística, especialmente do Santíssimo Sacramento. E 'a experiência que esta noite vamos viver depois da Missa, antes da procissão, durante a mesma e no seu final. A interpretação unilateral do Concílio Vaticano II tinha penalizado esta dimensão, restringindo a prática no momento em que celebramos a Eucaristia. Na verdade, era muito importante reconhecer a centralidade da celebração, em que o Senhor chama seu povo, ele se reúne em torno da dupla mesa da Palavra e do Pão da vida, alimenta e une a Si mesmo a oferta do Sacrifício. Este aprimoramento da assembleia litúrgica, em que o Senhor trabalha e realiza o mistério de comunhão, de curso permanece válida, mas deve ser colocado em equilíbrio. Na verdade - como muitas vezes acontece - para destacar um aspecto você acaba sacrificando o outro. Neste caso, a ênfase colocada na celebração da Eucaristia tem sido em detrimento do culto, como um ato de fé e oração ao Senhor Jesus, realmente presente no sacramento do altar. Este desequilíbrio tem também impactos na vida espiritual dos fiéis. Na verdade, concentrando-se toda a relação com Jesus na Eucaristia somente durante a Santa Missa, corremos o risco de frustrar a presença do resto do tempo e do espaço de existência. E assim você se sentir menos uma sensação de presença constante de Jesus entre nós e connosco, uma presença concreta, nas proximidades, incluindo as nossas casas, como um "coração pulsante" da cidade, o território do país com suas várias expressões e actividades. O Sacramento da Caridade de Cristo deve permear a vida diária.

Na verdade, é errado se opor à celebração e adoração, como se estivessem em competição uns com os outros. É exatamente o oposto: o culto do Santíssimo Sacramento é como 'do' ambiente 'em que a comunidade espiritual pode muito bem e realmente celebrar a Eucaristia. Só se for precedido, acompanhado e seguido por esta atitude interior de fé e adoração, ação litúrgica pode expressar o seu pleno significado e valor. O encontro com Jesus na Santa Missa é verdadeiramente e plenamente realizado quando a comunidade é capaz de reconhecer que ele, em Sacramento, habita a sua casa, esperando por nós, convida-nos a sua mesa, e, em seguida, após a montagem é dissolvido, permanece conosco, com sua discreta e silenciosa, e nos acompanha com a sua intercessão, continua a reunir os nossos sacrifícios espirituais e oferecê-los ao pai.

A este respeito, eu gostaria de enfatizar a experiência que vamos viver juntos novamente esta noite. Em um momento de adoração, estamos todos no mesmo andar, ajoelhando-se diante do Sacramento do Amor. O sacerdócio comum e ministerial estão unidos na adoração eucarística. É muito bonito e significativo, temos experimentado várias vezes na Basílica de São Pedro, e até o inesquecível vigília com os jovens - lembrem-se, por exemplo, os de Colónia, Londres, Zagreb, Madrid. É óbvio para todos que esses momentos de vigília que preparam a celebração eucarística da missa, preparar seus corações para a reunião, de modo que este é ainda mais proveitosa. Todo o ser em silêncio prolongado diante do Senhor presente em sua Sacramento, é uma das experiências mais autênticas do nosso ser Igreja, que é acompanhado de forma complementar com a de celebrar a Eucaristia, ouvir a Palavra de Deus, cantando, subindo com a bagunça Pão da Vida. Comunhão e contemplação não podem ser separados, eles vão juntos. Para realmente se comunicar com outra pessoa que eu conheço, sei como estar ao lado dela em silêncio, ouvindo, observando-a com amor. O verdadeiro amor e verdadeira amizade está vivendo neste reciprocidade de olhares, silêncios intensa, eloquente, cheio de respeito e veneração, para que a reunião ser vivida profundamente, pessoalmente, e não superficial. E, infelizmente, se esta dimensão está ausente, também a mesma comunhão sacramental pode tornar-se, por nossa parte, uma superfície gesto. Em vez disso, em verdadeira comunhão, preparado pela conversa de oração e de vida, podemos dizer as palavras do Senhor de confiança, como os recentemente ecoou no salmo responsorial: "Eu sou o teu servo, filho da tua serva: / você quebrou meu cadeias. / Vou oferecer-lhe um sacrifício de ação de graças / e invocar o nome do Senhor "( Salmo 115,16-17).

Agora deixe-me voltar brevemente ao segundo aspecto: a sacralidade da Eucaristia. Aqui, novamente, sofreram no passado recente, um certo equívoco da autêntica mensagem da Sagrada Escritura. A novidade com relação à religião cristã tem sido influenciada por alguma mentalidade secularista dos anos sessenta e setenta do século passado. É verdade, e continua a ser válido, que o centro do culto agora não são os mais antigos ritos e sacrifícios, mas no próprio Cristo, na sua pessoa, sua vida, no seu mistério pascal. No entanto, esta inovação fundamental não se deve concluir que o sagrado não existe mais, mas já encontrou o seu cumprimento em Jesus Cristo, Divino Amor Encarnado. A Epístola aos Hebreus , ouvimos esta noite na segunda leitura, fala sobre a novidade do sacerdócio de Cristo, "o sumo sacerdote dos bens futuros" ( Hb 9:11), mas diz que o sacerdócio é longo. Cristo "é o mediador de uma nova aliança" ( Hb 9:15), estabelecida no seu sangue, que limpa "a nossa consciência das obras mortas" ( Hb. 9.14). Ele não aboliu o sagrado, mas trouxe à fruição, inaugurando um novo culto, que é tão plenamente espiritual, mas que, enquanto nós viajamos através do tempo, você ainda precisa de sinais e ritos, que não são apenas o Finalmente, na Jerusalém celeste, onde não haverá templo (cf. Ap 21:22). Por causa de Cristo, a santidade é mais real, mais intenso, e, como com os mandamentos, mesmo os mais exigentes! Não apenas a observância ritual, mas requer a purificação do coração e do envolvimento de vida.

Eu também gostaria de enfatizar que o sagrado tem uma função educativa, e seu desaparecimento empobrece a cultura, inevitavelmente, nomeadamente a constituição das novas gerações. Se, por exemplo, em nome de uma fé secular e não mais na necessidade de sinais sagrados, este foi abolido procissão da cidade de Corpus Domini , o perfil espiritual de Roma seria "achatada", e nossa consciência pessoal e comunitária seria enfraquecida. Ou pense em uma mãe e um pai que, em nome de uma fé dessacralizado, privados seus filhos de todos os rituais religiosos: de fato acabar deixando o campo aberto para muitos substitutos na sociedade de consumo, com outros ritos e outros sinais que pode mais facilmente tornar-se ídolos. Deus, nosso Pai, não o fez com a humanidade: enviou o seu Filho ao mundo não para destruir, mas para a conclusão do mesmo sagrado. Na altura desta missão, a Última Ceia, Jesus instituiu o Sacramento do seu Corpo e seu Sangue, o memorial do seu sacrifício pascal. Ao fazê-lo, ele se colocou no lugar dos antigos sacrifícios, mas fê-lo em um ritual, que comandou os apóstolos para perpetuar, como o sinal supremo do verdadeiro Santo, que é ele mesmo. Com esta fé, queridos irmãos e irmãs, hoje e cada dia que celebramos o mistério da Eucaristia e adorá-lo como o centro de nossas vidas e corações do mundo. Amém.

SOLENIDADE DE CORPUS CHRISTI - HOMILIA DO PAPA BENTO XVI


"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai
Verbo Pai

Verbo Pai

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.