Desanimo tem Cura

Verbo Pai
By -
0


Se você abafar uma vela com um copo, o que acontecerá? Imagine. A chama se apagará em poucos segundos, porque faltará oxigênio. Você não pode se cobrir de justificativas lúcidas, porém negativistas. Com você acontece o mesmo que com a vela: você tem o combustível, a cera de qualidade, o melhor, mas, infelizmente, o desânimo se instalou e o abafou. Muitas pessoas estão com a chama apagada. Com a alma morta. Entregaram-se ao conformismo. Instalaram-se no desânimo. Como resultado: ficaram tristes, abatidas, deprimidas.

E o que é alguém desanimado? A palavra já diz bem: "des-animado". É como se a pessoa estivesse sem alma. A chama se apagou. A palavra desanimar vem da negação de "animare", que significa “dar alma”, vida, movimento, coragem, entusiasmo, vivacidade.

"Se a pessoa tem uma tristeza que considera exagerada, se sente um extremo desânimo e isso está perturbando os acontecimentos normais do dia-a-dia, como trabalho e relações sociais, e trazendo um sofrimento psicológico significativo, uma dor grande na alma, tem de procurar uma consulta médica", afirma o psiquiatra Miguel Roberto Jorge, chefe da disciplina de Psiquiatria Clínica da Unifesp (Universidade Federal de SP).

Para combater a "dor na alma", o tratamento consiste, basicamente, em remédios antidepressivos acompanhados de psicoterapia, uma vida de oração e missa diária.

Com certeza, você jamais venderia sua alma, nem ficaria sem ela. Ninguém quer ficar desanimado.

Corpo, alma e espírito formam um conjunto muito interligado. A doença da alma contagia o espírito e, conseqüentemente, faz surgirem doenças no corpo: dores de cabeça, na coluna, no pescoço, nas pernas, insônia, pressão alta, problemas de coração, bronquite asmática... E vêm os remédios... Tudo por causa de uma doença da alma chamada desânimo; e todos pensam ser algo pessoal: “Mas, como não vou desanimar diante de fatos tão concretos que tenho vivido?”

Pelo contrário, diante dos problemas você precisa ter muito mais ânimo ainda.

Vocês sabem, renunciei ao comparativo... Aquilo que é bom, verdadeiro, real, onde quer que esteja, é melhor para mim. Portanto não tenho mais medo. Quando não se tem mais nada, não se tem mais medo.

"Quem nos separará do amor de Cristo?" (...) Mas se nos desarmarmos, se nos despojarmos, se nos abrirmos ao Deus-homem que faz novas todas as coisas, então será ele a cancelar o passado ruim e a restituir-nos um tempo novo, no qual tudo é possível.” (Atenágoras apud Clément, 1995, pp. 209-211).

É um caminho novo que lhe é proposto... E para dar o primeiro passo do resto de sua vida: DESÂNIMO, NUNCA MAIS!

Oração para Desânimo

Meu Deus, a ti eu clamo: dentro de mim há trevas, mas em ti encontro a luz.
Estou sozinho, mas tu não não me abandonas.
Estou desanimado, mas em ti encontro auxílio.
Estou inquieto, mas em ti encontro a paz.
Dentro de mim há amargura, mas em ti encontro paciência.
Não compreendo teus planos, mas tu conheces o meu caminho.
Amém.

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*