O Senhor é o pastor que me conduz, (...) Sl 22

Verbo Pai
By -
0


"Jesus fala de si como do Bom Pastor que dá a vida eterna às suas ovelhas (cf. Jo 10, 28). A imagem do pastor está muito radicada no Antigo Testamento e é muito querida à tradição cristã. O título de "pastor de Israel" é atribuído pelos Profetas ao futuro descendente de David, e portanto possui uma indubitável relevância messiânica (cf. Ez 34, 23). Jesus é o verdadeiro Pastor de Israel, porque o Filho do homem que quis partilhar a condição dos seres humanos para lhes doar a vida nova e conduzi-los à salvação. Significativamente à palavra "pastor" o evangelista acrescenta o adjetivo kalós, bom, que ele usa apenas em referência a Jesus e à sua missão. Também na narração das bodas de Caná o adjetivo kalós é usado duas vezes para conotar o vinho oferecido por Jesus e é fácil ver nele o símbolo do vinho bom dos tempos messiânicos (cf. Jo2,10).

"Dou-lhes (isto é, às minhas ovelhas) a vida eterna e nunca hão-de perecer" (Jo 10, 28). Assim afirma Jesus, que pouco antes tinha dito: "O bom pastor oferece a vida pelas suas ovelhas" (cf. Jo 10, 11). João utiliza o verbo tithénai oferecer, que repete nos versículos seguintes (15.17.18); encontramos o mesmo verbo na narração da Última Ceia, quando Jesus "depôs" as suas vestes para depois "as retomar" (cf. Jo 13, 4.12). É claro que deste modo se deseja afirmar que o Redentor dispõe com absoluta liberdade da própria vida, de modo a poder oferecê-la e depois retomá-la livremente.

Cristo é o verdadeiro Bom Pastor que deu a vida pelas suas ovelhas, por nós, imolando-se na Cruz. Ele conhece as suas ovelhas e as suas ovelhas conhecem-no, como o Pai o conhece a Ele e Ele ao Pai (cf. Jo 10, 14-15). Não se trata de mero conhecimento intelectual, mas de uma relação pessoal profunda; um conhecimento do coração, próprio de quem ama e de quem é amado; de quem é fiel e de quem sabe que, por sua vez, se pode confiar; um conhecimento de amor em virtude do qual o Pastor convida os seus a segui-lo, e que se manifesta plenamente no dom que lhes faz da vida eterna (cf. Jo 10, 27-28)." (Homilia do PAPA BENTO XVI durante a Concelebraçõa Eucarística para a Ordenação de 22 Sacedotes no Domingo do BOM PASTOR, 29 de Abril de 2007)

"O Bom Pastor convida a dedicar-se generosamente à 'missio ad gentes' também as Igrejas de recente evangelização. Mesmo encontrando não poucas dificuldades e obstáculos no seu desenvolvimento, estas comunidades estão em crescimento constante. Algumas felizmente abundam de sacerdotes e de pessoas consagradas, não poucos dos quais, mesmo sendo tantas as necessidades in loco, são contudo enviados para desempenhar o seu ministério pastoral e o seu serviço apostólico em outras partes, também nas terras de antiga evangelização. Assiste-se desta forma a um providencial "intercâmbio de dons", que redunda em benefício para todo o corpo místico de Cristo." (Mensagem do PAPA BENTO XVI para o LXXXI Dia Missionário Mundial 2007)

A minha palavra de pastor é para convidar a você para ser pastor também, os padres não são os únicos responsáveis pelo pastoreio das ovelhas. Você é responsável pelo pastoreio de suas ovelhas na sua casa. O bom pai e a boa mãe é que ensina a criança a comer direito desde pequeno. O pastoreio das famílias começa nas panelas. O pastoreio da mulher começa na panela quando ela faz a comida. Não adianta estar dentro de casa, precisa exercer a autoridade dentro de casa. Você não pode ser uma mãe decorativa, a família não precisa ter uma mãe decorativa, a família precisa de uma mãe com as rédeas na mão. Você pai, não pode ser um repolho dentro de casa, todas as vezes que um filho vai até você, você diz para ele procurar a mãe. Mas seja você esta referencia de segurança também.

As suas ovelhas estão dentro de casa, mas não está dentro de você, não está sobre seu comando. Não temos como fugir disso, enquanto eu tiver vida, eu quero continuar te ajudando, pois o que me interessa é a sua felicidade. Eu não faço milagre, eu quero ter fé, para ver os milagres acontecerem. Nunca se esqueça que o seu pastoreio é o maior milagre que você pode realizar nessa vida.

"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*