A família no desígnio salvífico de Deus

Verbo Pai
By -
0
As palavras de vida terna que Jesus transmitiu aos seus discípulos compreendiam o ensinamento sobre o matrimônio e a família. Este ensinamento de Jesus permite-nos distinguir em três etapas fundamentais o desígnio de Deus sobre o matrimônio e a família. No princípio existia a família das origens, quando Deus criador instituiu o matrimônio primordial entre Adão e Eva, como fundamento sólido da família. Deus não apenas criou o ser humano, varão e mulher os criou (cf. Gn 1, 27), mas também os abençoou a fim de que fossem fecundos e para que se multiplicassem (cf. Gn 1, 28). 

Por isso, «o homem deixará o seu pai e a sua mãe para se unir à sua mulher; e já serão uma só carne» (Gn 2, 24). Esta união foi danificada pelo pecado, tornando-se a forma histórica de matrimônio no Povo de Deus, ao qual Moisés concedeu a possibilidade de conferir um certificado de divórcio (cf. Dt 24, 1 ss.). Esta forma era predominante na época de Jesus. Com o seu advento e com a reconciliação do mundo decaído, graças à redenção por Ele realizada, concluiu-se a era inaugurada por Moisés.

Jesus, que reconciliou tudo em si mesmo, restituiu o matrimônio e a família à sua forma original (cf. Mc 10, 1-12). A família e o matrimônio foram redimidos por Cristo (cf. Ef 5, 21-32), restaurados à imagem da Santíssima Trindade, mistério do qual brota todo o amor autêntico. A aliança esponsal, inaugurada na criação e revelada na história da salvação, recebe a plena revelação do seu significado em Cristo e na sua Igreja. 

De Cristo, através da Igreja, o matrimônio e a família recebem a graça necessária para dar testemunho do amor de Deus e para levar uma vida de comunhão. O Evangelho da família atravessa a história do mundo, desde a criação do homem à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1, 26-27) até ao cumprimento do mistério da Aliança em Cristo no fim dos séculos, com as núpcias do Cordeiro (cf. Ap 19, 9; João Paulo II, Catequeses sobre o amor humano).


"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*