News Noticias
recent

Eis a Luz de Cristo! Demos graças a Deus!



O Sábado Santo, é chamado de Vigília Pascal. Na Igreja e na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, tem uma Celebração de Véspera ou Vigília. A Vigília Pascal antecede o Dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus.

A Vigília Pascal faz parte também do Tríduo Pascal, onde vivemos com profundidade os passos de Jesus, rumo ao Calvário, ao Sepulcro e à Ressurreição. Este Tríduo começa com a Quinta-feira Santa, pela conhecida Missa do Lava pés, através da qual Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio, com uma recomendação: "fazei isto em minha memória" (Lc 22,19). A Eucaristia e o Sacerdócio nasceram do coração de Jesus, em torno de uma mesa, para que se fosse cumprida uma Promessa do Senhor: "Eis que estarei convosco, todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28,20). Tanto pela Eucaristia, como pelo Sacerdócio, o Senhor continua no meio de nós!

Na Sexta-feira Santa, até a natureza se silencia. O Cordeiro é imolado. Jesus, morre na Cruz, rezando: "Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23,46)! E aí Jesus entrega toda a Sua história e missão. Jesus entrega a Igreja e toda a humanidade. Jesus nos entrega ao Pai! Com esta entrega, Jesus, coloca em prática o Seu ensinamento: "Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos" (Jo 15,13).

Diante da Vigília Pascal, é como se a Igreja e cada fiel estivesse escalando uma alta montanha. A cada dia, mais um passo e mais próximo do ápice! A cada celebração do Tríduo Pascal, mais perto do cume, do lugar mais alto. Depois, desta caminhada, com o coração aberto e os olhos bem atentos no Senhor, chegamos à grande noite do Sábado Santo, da Vigília Pascal.

O Sábado Santo, é celebrado ao escurecer do dia, à noite. Até as luzes da Igreja, são apagadas. Todo o povo se reúne na escuridão. Esta Liturgia é muito rica nos sinais, nos gestos e símbolos. É na Vigília Pascal que acontece a bênção do fogo. O Círio Pascal, uma vela bem grande, é aceso no fogo novo, trazendo o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto grego, ou seja, o Alfa e o Ômega. Pois, representa Jesus, nossa Luz, Princípio e Fim de tudo e de todos; Senhor do Tempo e da História!

A Vigília Pascal tem quatro partes fundamentais: Liturgia da Luz, da Palavra, do Batismo e da Eucaristia. É comum crianças e adultos serem batizados nesta celebração, onde todos renovam a sua fé e a sua confiança no Deus Altíssimo. A Palavra de Deus recorda toda caminhada do Povo de Israel, aguardando o Messias, e apresenta Jesus como o verdadeiro Messias, Salvador. O Povo de Deus, pede a intercessão dos Santos para que continue perseverante no seguimento de Jesus, que trouxe ao mundo uma Boa Notícia e se alimenta da Eucaristia, Remédio Santo, que cura as enfermidades do corpo e da alma.

Deus abençoe você!!!
Equipe do Blog Verbo Pai
Verbo Pai

Verbo Pai

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.