Pelo Caminho do Bom Pastor

Verbo Pai
By -
0
Há cinco verbos «de proximidade» que Jesus vive em primeira pessoa e indicam os critérios do «protocolo final»: ver, chamar, falar, tocar e curar. Com base nisto serão julgados não só os pastores, os primeiros que correm o risco de serem «hipócritas», mas todos os homens. Com a advertência que não são suficientes palavras bonitas e boas maneiras, porque Jesus nos pede para tocar diretamente a carne do próximo, sobretudo do sofredor. Este foi «o caminho do bom pastor» que o Papa indicou na missa.

«Nesta passagem do Evangelho — observou imediatamente Francisco referindo-se ao trecho de Lucas (13, 10-17) — encontramos Jesus não pelo caminho como era seu costume, mas na sinagoga: ao sábado a comunidade vai à Sinagoga rezar, ouvir a palavra de Deus e também a pregação; e Jesus estava ali, ouvindo a palavra de Deus». Mas «também ensinava, e dado que tinha autoridade — uma autoridade moral muito grande — convidavam-no a tomar a palavra», precisamente para «ensinar às pessoas». E «na sinagoga havia uma mulher que andava curvada, completamente curvada, pobrezinha, e não conseguia endereitar-se: uma doença da coluna que há anos a mantinha assim».

E «o que fez Jesus? Surpreende-me — confidenciou o Papa — os verbos que usa o evangelista para dizer o que fez Jesus: “viu”, viu-a; “chamou”, chamou-a, “disse-lhe”; “Impôs as mãos sobre ela e curou-a”». São «cinco verbos de proximidade».

Em primeiro lugar, explicou o Pontífice, «Jesus aproximou-se dela: a atitude do bom pastor, a proximidade». Porque «um bom pastor está próximo, sempre: pensemos na parábola do bom pastor que Jesus pregou», tão «próximo» da ovelha «tresmalhada que deixa as outras e vai à sua procura».

Aliás, afirmou Francisco, «o bom pastor não pode estar distante do seu povo e este é o sinal de um bom pastor: a proximidade. Ao contrário, os outros, neste caso o chefe da sinagoga, aquele pequeno grupo de clérigos, doutores da lei, alguns fariseus, saduceus, os ilustres, viviam separados do povo, repreendendo-o constantemente». Mas, realçou o Papa, «eles não eram bons pastores, estavam fechados no próprio grupo e não se importavam com o povo: talvez, se importassem, quando terminava o serviço religioso, de ir ver quanto dinheiro tinha sido recolhido com as ofertas, importavam-se com isso, mas não estavam próximos do povo, não estavam próximo da gente».

Eis que «Jesus apresenta-se sempre assim, próximo», observou o Pontífice. E «muitas vezes o Evangelho revela que a proximidade vem daquilo que Jesus sente no coração: “Jesus ficou sensibilizado”, narra por exemplo um excerto do Evangelho, sente misericórdia, aproxima-se». Por esta razão, «Jesus está sempre ali com as pessoas descartadas por aquele pequeno grupo clerical: ali estavam os pobres, os doentes, os pecadores, os leprosos: estavam todos ali, porque Jesus tinha esta capacidade de se comover diante da doença, era um bom pastor». E «um bom pastor aproxima-se e tem a capacidade de se comover».

«Diria — afirmou Francisco — que a terceira caraterística de um bom pastor consiste em não se envergonhar da carne, tocar a carne ferida, como fez Jesus com esta mulher: “tocou”, “impôs as mãos”, tocou os leprosos, tocou os pecadores». É «uma proximidade muito concreta». Portanto, tocar «a carne». Porque «um bom pastor não diz: “Mas, sim, está bem, sim, sim, eu estou próximo de ti com o espírito”». Na realidade «esta é uma distância» e não uma proximidade.

Ao contrário, insistiu o Papa, «o bom pastor faz o que fez Deus Pai, aproximar-se, por compaixão, por misericórdia, da carne do seu Filho, é isto que significa ser um bom pastor». E «o grande pastor, o Pai, ensinou-nos como ser bons pastores: abaixou-se, esvaziou-se, esvaziou-se de si mesmo, aniquilou-se, assumiu a condição de servo».

Precisamente «este é o caminho do bom pastor» explicou o Pontífice. E a este ponto podemos questionar: «“Mas, os outros, aqueles que seguem o caminho do clericalismo, de quem se aproximam?». Eles, respondeu Francisco, «aproximam-se sempre do poder do momento ou do dinheiro e são maus pastores: pensam apenas em como chegar ao poder, ser amigos dos poderoso e negociam tudo ou pensam nos seus bolsos. Eles são hipócritas, capazes de tudo». Sem dúvida «a essa gente não lhe interessa o povo». E quando Jesus os define com aquele bonito adjetivo que utiliza muitas vezes em relação a eles — “hipócritas” — ficam ofendidos: “Mas, não, nós seguimos a lei”». Ao contrário, «o povo estava contente: é um pecado do povo de Deus ver quando os maus pastores são repreendidos; que pena, sim, mas sofreram tanto que “gozam” com este pouquinho».

«Pensemos — foi a sugestão do Pontífice — no bom Pastor, pensemos em Jesus que vê, chama, fala, toca e cura; pensemos no Pai que se faz carne no seu Filho, por compaixão». E «este é o caminho do bom pastor, o pastor que hoje vemos aqui, neste trecho do Evangelho: é uma graça para o povo de Deus ter bons pastores, pastores como Jesus, que não se envergonham de tocar a carne ferida, pois sabem que sobre isso — não só eles, inclusive todos nós — seremos julgados: tinha fome, estava preso, estava doente...».

«Os critérios do protocolo final — concluiu o Papa — são os critérios da proximidade, os critérios desta proximidade total», para «tocar, compartilhar a situação do povo de Deus». E «não nos esqueçamos: o bom pastor faz-se sempre próximo das pessoas, sempre, como Deus nosso Pai se aproximou de nós, em Jesus Cristo feito carne».


"Deus vos abençoe!!!"
Fundador Gleydson do Blog Verbo Pai

Postar um comentário

0Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*