Campanha da Fraternidade

Verbo Pai
By -
1



A vida da Igreja neste tempo quaresmal nos convida a dedicar-nos ao estudo e a vivenciar de algum forma um tema relevante da vida religiosa e social. Neste ano, o tema escolhido é a Amazônia. O que se quer é despertar em todos, que vivem a fé e participa da preocupação pastoral da Igreja do Brasil, o interesse por essa imensa região necessitada do trabalho religioso e social de todos nós. É este o tema da Campanha da Fraternidade.

A CF de 2007 vai ser um grande momento para trazer a Amazônia para dentro do coração da Igreja no Brasil e de todos os brasileiros; será ocasião também para suscitar iniciativas e ações eficazes de valorização e defesa daquela vasta e ameaçada região brasileira. Antes que seja tarde demais.

A oração da Campanha lembra que a Amazônia, “maravilha da vida, bênção para o Brasil e para o mundo” seja, não objeto de ganância, de egoísmo e de destruição, mas “berço acolhedor de vida” e “chão de partilha fraterna”. A escolha do tema “Fraternidade e Amazônia” são expressão da mesma preocupação com que a igreja tem com todos os seus filhos, não alienada, mais, sim concreta e bem viva.

A Igreja escolheu nesta época de conversão, que é a quaresma, este tema, por ser aquela área cobiçada por muitos, uma vez que é quase 60% do território brasileiro, abrangendo dez Estados do nosso país. Ali vivem 23 milhões de pessoas entre as quais 18 milhões são de católicos. Não esquecer que nesta população estão 163 povos indígenas.

No ano passado a Igreja Ortodoxa promoveu lá na Amazônia um simpósio de Religião, Ciência e Ambiente, tendo o Santo Padre Bento XVI enviado uma mensagem. Nela o Papa, lembrando as urgências da região, acrescenta: “Os seus rios e as suas florestas, na sua beleza e na sua majestade, falam-nos de Deus e da sua obra grandiosa em favor do homem. Esta região imensa (...) apresenta-se como um livro aberto, cujas páginas revelam o mistério da vida”.

Que o Lema: Vida e missão neste chão não fique só no papel mais que sai pela boca, pés que evangelizam e nosso padre, leigos, religiosos e todo o povo brasileiro. O próprio Jesus nos convida: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.”(Mc 16,15) “Ide e apresentai-vos no templo e pregai ao povo as palavras desta vida.”(Ap 5,20).

Oração da Campanha da Fraternidade 2007

Deus criador, Pai da família humana, Vós formastes a Amazônia, maravilha da vida, bênção para o Brasil e para o mundo.
Despertai em nós o respeito e a admiração pela obra que vossa mão entregou aos nossos cuidados.
Ensinai-nos a reconhecer o valor de cada criatura que vive na terra, cruza os ares ou se move nas águas.
Perdoai, Senhor, a ganância e o egoísmo destruidor; moderai nossa sede de posse e poder.
Que a Amazônia, berço acolhedor de tanta vida, seja também o chão da partilha fraterna, pátria solidária de povos e culturas, casa de muitos irmãos e irmãs.
Enviai-nos todos em missão!
O Evangelho da vida, luz e graça para o mundo, fazendo-nos discípulos e missionários de Jesus Cristo, indique o caminho da justiça e do amor; e seja anúncio de esperança e de paz para os povos da Amazônia e de todo o Brasil.
Amém.

Que Deus te de a Fraterna Paz!!!!
Fundador Blog Verbo Pai Gleydson

Postar um comentário

1Comentários

Selecione o modo incorporado para mostrar o sistema de comentários.*